
O Grêmio terá até a parada para a Copa do Mundo três competições para disputar e o técnico Renato Portaluppi deixou claro que o Tricolor entrará em campo para vencer todas elas, entretanto, deixou em aberto a possibilidade de poupar jogadores, dependendo da necessidade. Até a paralisação das competições para o Mundial da Fifa, serão 18 partidas em 93 dias. Um jogo a cada cinco dias, em média.
“Vamos brigar pelas três, mas ganhar as três é quase impossível. Em determinado jogos, vamos poupar jogadores. O Brasileiro tem 38 rodadas e a Libertadores e a Copa do Brasil são mata-matas. Isso não quer dizer que o Grêmio vai deixar o Brasileiro de lado. Não existe isso, é um sonho meu ganhar o Brasileiro. Agora, vamos ver rodada a rodada e competição a competição”, revelou o técnico.
Segundo o tricampeão da América, campeão da Recopa e do Gauchão, diversos fatores poderão fazer ele preservar atletas. Porém, a opinião dos atletas será fundamental na definição dos times. “Gosto muito de conversar com o jogador. Ver com ele está se sentido. Se ele está em condições de jogar, se está muito cansado ou se não está. Troco muitas ideias com eles. Mais uma vez teremos uma prova de fogo pela frente. Três grandes competições e é necessário ter um grupo bom, forte, grande e o Grêmio tem”, afirmou o treinador.
Ao ser questionado se os valores envolvidos têm alguma importância para o futebol do Tricolor, Renato não se poupou em dar uma resposta direta. “Título não tem preço. Não quero saber qual a competição que o Grêmio vai ganhar mais ou menos. Queremos conquistar títulos. A Copa do Brasil dá mais dinheiro que o Brasileiro? Independente da parte financeira vamos jogar para ganhar. A parte financeira é importante para o clube, mas mais importante é a alegria de todo mundo e vamos atrás de, no mínimo, mais um título esse ano”, afirmou.
O técnico não aceita a opinião daqueles que consideram o tricampeão da América como favorito ao título do Brasileirão. “O Grêmio e as 19 equipes que estão na competição são favoritas. O Brasileiro nem começou. Nenhum time disparou. Então, não podemos dizer que o Grêmio é favorito. Podemos dizer que o Grêmio vem jogando um futebol maravilhoso, competitivo e que todo mundo que está admirando. Concordo, mas não credencia para vencer o Brasileiro. Muita coisa vai mudar. O importante é se manter no grupo da frente. Ano passado, ficamos no G4 o campeonato inteiro, o que é dificílimo. Temos que ficar no bolo”, lembrou.
O Grêmio inicia a série de partidas neste sábado, às 16h, contra o Cruzeiro, no Mineirão. Na terça-feira, às 21h30min, o jogo será contra o Cerro Porteño, pela terceira rodada da Libertadores da América, no estádio La Olla.