Foto: Lucas Uebel/Grêmio

A janela de transferências do futebol brasileiro se encerrou na terça-feira. Portanto, os clubes já não têm mais oportunidade de contratar até julho, quando ocorre o novo período para negócios. O Grêmio mexeu bastante no elenco para a disputa da Série B e pretende trabalhar com 28 atletas – a conta está em 32.

Foram mais de 20 saídas e nove chegadas desde o início da temporada, além da volta de Diego Souza após anterior liberação. Recentemente, nomes como Rildo, Churín e Wesley deixaram o clube depois do título estadual. O mais novo reforço é Elkeson, anunciado oficialmente na terça.

Trabalhei constantemente com 30 jogadores. Por vezes, é importante mexer. Mudando um pouco a característica e entendendo a competição que estamos. Com mais força, incremento de velocidade e volume – comentou Roger.

O Grêmio “ideal” de Roger Machado: Brenno; Rodrigues (Edilson), Geromel, Bruno Alves (Kannemann) e Nicolas (Diogo Barbosa); Villasanti, Lucas Silva e Bitello; Campaz, Ferreira e Diego Souza (Elkeson).

Veja como ficou o elenco do Grêmio

Goleiros

Brenno se firmou como titular na posição depois da chegada de Roger Machado. Hoje, não dá brecha para Gabriel Grando voltar a atuar. Aliás, houve especulação sobre a saída do reserva, algo negado pelo atleta ao ge. No gramado após o título gaúcho, disse que o empresário não passou nenhuma conversa concreta.

  • Opções: Brenno, Gabriel Grando e Adriel

Laterais

Uma das posições do elenco que mais mudou. Não só pela saída dos jogadores do ano passado, mas também de um contratado para 2022. Na esquerda, Nicolas se tornou titular, embora esteja machucado. Enquanto isso, Diogo Barbosa dá conta do recado.

Na direita, Orejuela atuou apenas oito vezes e foi para o Athletico. Edilson e Rodrigo Ferreira foram contratados, mas ainda não estrearam – Roger indicou a manutenção de Rodrigues contra a Chapecoense, na sexta-feira.

  • Laterais-direitos: Edilson, Rodrigo Ferreira e Leonardo Gomes
  • Laterais-esquerdos: Nicolas, Diogo Barbosa e Thiago Rosa
Edilson em treino do Grêmio — Foto: Eduardo Moura

Edilson em treino do Grêmio — Foto: Eduardo Moura

Zagueiros

A defesa do Grêmio se consolidou para a temporada com a contratação de Bruno Alves. Geromel segue como titular, enquanto Kannemann se recupera da cirurgia no quadril e tem previsão de retorno aos treinos com bola para maio. Rodrigues deve deixar a lateral nas próximas rodadas e voltar a ser opção no centro da defesa.

  • Opções: Geromel, Bruno Alves, Rodrigues, Kannemann, Natã e Heitor

Volantes

Embora o setor não tenha passado por mudança de nomes, a chegada de Roger reorganizou as hierarquias internas. Bitello, por exemplo, virou titular absoluto. Villasanti foi recuado à primeira função. Lucas Silva também cresceu na cotação para formar a trinca no setor.

  • Opções: Villasanti, Bitello, Lucas Silva, Thiago Santos, Fernando Henrique, Sarará e Frizzo.

Meias

Um dos principais investimentos para 2022, embora por empréstimo, foi Benítez. O argentino, no entanto, viu as oportunidades rarearem com Roger Machado, que firmou um time com três volantes e Campaz, o meia, aberto pela ponta direita.

A caras nova veio da base. Gabriel Silva apareceu direto da Copa São Paulo, em janeiro, para o elenco profissional. Já Pedro Lucas, uma das joias do clube, segue com pouco prestígio no profissional e retornou ao grupo de transição.

  • Meias: Campaz, Benítez e Gabriel Silva

Atacantes

Grêmio aguarda documentação para anunciar Elkeson

O principal reforço dos últimos dias foi Elkeson. O atacante de 32 anos chega para brigar com Diego Souza pela vaga de titular no comando do ataque. O restante das contratações compõe o elenco, como Gabriel Teixeira, que estreou no empate com a Ponte Preta, e Janderson.

Ricardinho retornou de empréstimo ao Marítimo, de Portugal, também para ser opção. Elias cresceu na cotação da temporada e tornou-se a primeira alternativa, seja no lado ou no centro do ataque, senão titular.

Churín foi emprestado para o Atlético-GO, enquanto Wesley rumou para o CRB. Rildo, que chegou a ser titular na ponta esquerda, foi emprestado para o Bahia após o fim do Gauchão.

  • Opções: Diego Souza, Elkeson, Ferreira, Elias, Gabriel Teixeira, Janderson e Ricardinho.


Veja também