O Grêmio enfrentou o Novo Hamburgo na Arena Alviazul em Lajeado pela última rodada do segundo turno e ficou no empate de 0 a 0. O Tricolor até ficou em primeiro no seu grupo, entretanto ficou em 2º na classificação geral. Em caso de Gre-Nal na final do Estadual, decidiria fora de casa. Na final do segundo turno, decidiria em casa.
O Tricolor pressionou e teve mais chances, especialmente com Luciano, mas não foi efetivo.
Nas semifinais do segundo turno o Grêmio enfrenta justamente o mesmo Novo Hamburgo.
Escalação inicial: Paulo Victor, Orejuela, Paulo Miranda, David Braz, Guilherme Guedes, Darlan, Lucas Silva, Thaciano, Patrick, Pepê, Luciano
PRIMEIRO TEMPO
O jogo era mais estudado no início mas quem teve as primeiras chances foi o Grêmio. Luciano não aproveitou falha da zaga adversária aos 11 minutos. Ainda aos 17, Luciano desviou após cruzamento de Lucas Silva mas o goleiro Jaccson desviou para escanteio.
A etapa inicial foi bastante fraca tecnicamente, com poucas oportunidades de gol e sem emoções, deixando bastante a desejar.

SEGUNDO TEMPO
Aos 11 minutos, Luciano perdeu outra boa chance na entrada da área, errando chute entregando de graça para o goleiro. O Tricolor pressionava bastante em busca do gol.
Aos 23 minutos, Pepê arrancou em velocidade, tirou a bola do zagueiro e rolou para Luciano na entrada da área, que sem goleiro chutou para fora, perdendo mais uma oportunidade.
O Tricolor não teve uma boa atuação.