
O Grêmio visitou o Libertad no estádio Defensores del Chaco pela 5ª rodada da Libertadores e conseguiu vencer por 2 a 0 graças a gols de Everton, garantindo uma importantíssima vitória, fazendo com que o Grêmio continue dependendo apenas de sí para se classificar.
Escalação inicial: Paulo Victor; Leonardo Gomes, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Alisson, Jean Pyerre e Everton; André.
PRIMEIRO TEMPO
O Grêmio iniciou a partida partindo para cima do Libertad, tocando muito a bola no campo ofensivo e buscando espaços. Mas, o Tricolor estava errando o último passe e também vacilando na finalização.
Aos poucos o Grêmio passou a envolver o Libertad e a conseguir chegar com mais perigo ao ataque. Aos 25, Everton recebeu cruzamento e chutou com perigo, de dentro da área, por cima do gol. Mas, aos 27, Alisson encontrou Everton na área. O atacante gremista driblou dois marcadores e bateu bonito, marcando um golaço no Paraguai.
Aos 30, Jean Pyerre avançou e da entrada da área bateu de bico, o goleiro Martín Silva fez um milagre e salvou o Libertad. Aos 35, Maicon encontrou Everton na área que bateu cruzado e obrigou o goleiro adversário a salvar mais uma.
A primeira etapa se encaminhou ao final com o Grêmio tendo 70% de posse de bola e muito melhor em campo.
SEGUNDO TEMPO
Na etapa complementar, o Libertad se arriscou a atacar mais, no entanto, o Tricolor estava seguro defensivamente, não permitindo que o time paraguaio criasse chances claras de gol.
O Grêmio tinha oportunidade nos contra-ataques, mas não estava aproveitando. Com isso, o Libertad estava melhor no jogo, mas também não conseguia assustar o goleiro Paulo Victor.
Aos 26, Jean Pyerre recebeu na intermediária, driblou a marcação, invadiu a área e bateu, Martin Silva desviou e a bola tocou no travessão. Seria uma pintura. Do outro lado, Geromel e Kannemann davam conta do recado na defesa, parando as investidas do Libertad.
Aos 30, Tardelli que havia acabado de entrar, recebeu livre na área e bateu, mas Martin Silva salvou mais uma. Aos 36 minutos, no entanto, Recalde recebeu passe açucarado na linha da pequena área e bateu, mas Paulo Victor, à queima-roupa, salvou o Grêmio de sofrer o empate.
Aos 38, Pepê puxou contra ataque e tocou para Everton que ganhou disputa com zagueiro e na cara do gol não perdoou, ampliando o placar. O Libertad se lançou ao ataque no final do jogo mas ainda foi Jean Pyerre que quase ampliou, e Martin Silva salvou mais uma. O jogo terminou para festa do Grêmio no Paraguai.