O Grêmio iniciará a pré-temporada de 2022 no Centro de Treinamentos Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre. O espaço é geralmente utilizado pelas categorias de base e já sedia os trabalhos do grupo de transição, que se prepara para iniciar o Gauchão.

A previsão é que os primeiros 10 dias de trabalho sejam fora da Capital. Os gramados do CT Luiz Carvalho, estrutura do time profissional, passam por reformas e demorarão mais tempo para ficar prontos. Assim, o clube fará uso do local destinado para a base.

O CT Hélio Dourado passou por ampla reformulação e foi reinaugurado em março de 2021. O Grêmio melhorou a estrutura de academia e alojamento para os jovens, além de construir um prédio para a área da saúde.

CT Hélio Dourado, em Eldorado, no meio de 2021 — Foto: Eduardo Moura

CT Hélio Dourado, em Eldorado, no meio de 2021 — Foto: Eduardo Moura

O elenco principal já havia utilizado as dependências de Eldorado do Sul para o jogo contra o Ypiranga no Gauchão de 2020. À época, com a pandemia do coronavírus em alta, a prefeitura de Porto Alegre tinha vetado eventos esportivos na cidade. A partida terminou empatada em 1 a 1.

A rotina neste começo de pré-temporada deve ter a apresentação dos jogadores no CT Luiz Carvalho e deslocamento para o município vizinho com o ônibus do clube, em um trajeto de cerca de 20 quilômetros.

O Tricolor planeja uma preparação de cerca de quatro semanas para o elenco, embora os titulares possam ser utilizados neste período em algumas partidas do Campeonato Gaúcho. O time de transição atuará nas primeiras partidas justamente para dar tempo ao grupo principal.

Inicialmente, o Grêmio havia informado que as atividades passariam a ser novamente abertas para a imprensa. No entanto, por conta da alta atual dos casos de Covid, a medida foi revogada.

Academia do CT Hélio Dourado — Foto: Eduardo Moura

Academia do CT Hélio Dourado — Foto: Eduardo Moura



Veja também