Depois do empate sem gols contra o São Paulo, pelo Brasileirão, todas as atenções do Grêmio estão voltadas para o duelo com o Athletico, pela semifinal da Copa do Brasil, na próxima quarta-feira, na Arena da Baixada. O domingo é de folga para todo o elenco. Na reapresentação do time, o técnico Renato Gaúcho terá uma baixa confirmada e uma dúvida para a decisão.

Everton, suspenso, é desfalque certo e deixa aberta uma lacuna no sistema ofensivo. No meio, Maicon tem um problema na panturrilha direita e é dúvida. Mas Renato levará o mistério até momentos antes do confronto em Curitiba. O treinamento da segunda-feira, na reapresentação em Porto Alegre, já será fechado.

– O Maicon é jogador do Grêmio, está fazendo tratamento. Sobre escalação, quem vai jogar ou não, vão saber 45 minutos na partida. Temos um elenco forte, grande, sabemos que temos um ou outro problema sempre, mas sabemos que podemos contar com outros jogadores. Não estou tirando o Maicon do jogo, mas não estou colocando o Maicon também – despistou Renato.

Provável time do Grêmio contra o Athletico — Foto: Reprodução

Provável time do Grêmio contra o Athletico — Foto: Reprodução

O Grêmio venceu por 2 a 0 na Arena e deu passo importante para a classificação rumo a final da Copa do Brasil. Sem Everton e com a possibilidade de Maicon ficar fora, são duas baixas no time ideal titular. Confira abaixo as opções do treinador.

 
Soluções para o ataque

Suspenso, Everton é um desfalque de peso. O Cebolinha admitiu que não sabia que estava pendurado e levou uma bronca por ter recebido o terceiro cartão amarelo na vitória na Arena. A escalação do time reserva no 0 a 0 indica a presença de Pepê entre os titulares na quarta. O garoto começou no banco e jogou cerca de 30 minutos no segundo tempo.

– É muito difícil, até na hora que tomei o cartão nem lembrava, o professor me deu bronca no vestiário. É muito ruim ficar de fora, mas tenho total confiança nos companheiros. E vou estar mandando energias positivas – disse Everton.

Pepê deve ser titular contra o Athletico — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Pepê deve ser titular contra o Athletico — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O camisa 25 é a reposição mais óbvia e provável para a partida. Mantém velocidade e drible pelos lados e é quem tem atuado aberto pelo lado esquerdo. Mas não é a única opção.

Outras alternativas seriam a entrada de Luciano, que vem atuando pelo lado direito, ou Diego Tardelli. Esta opção, no entanto, mais remota. Renato já disse que quer o camisa 9 mais próximo do gol, sem obrigações defensivas de acompanhar o lateral adversário.

Alternativas no meio-campo

Maicon faz tratamento após sentir dores na panturrilha direita na vitória sobre o Palmeiras, na última terça. Seriam oito dias até a partida com o Athletico. A tendência, portanto, é de ausência do volante para o jogo decisivo. O ex-capitão também é um dos pendurados do Tricolor e poderia, eventualmente, estar fora de uma final, caso o time avance à decisão.

Na vitória de terça, o substituto foi Rômulo. Emprestado pelo Flamengo, o volante tem características diferentes em relação ao companheiro, mas dá uma proteção maior à defesa. Assim, Matheus Henrique também ficaria mais livre para criar. Ele ficou fora do time reserva do Brasileirão e é a opção mais provável.

Rômulo deve ser titular na quarta — Foto: Wesley Santos/Agência PressDigital

Rômulo deve ser titular na quarta — Foto: Wesley Santos/Agência PressDigital

– Temos o Matheusinho que tinha as mesmas características do Maicon. E o Rômulo tem a bola aérea muito boa. Perdi um jogador de qualidade no passe, mas ganhei um com muita qualidade na marcação. Você viu que ele tirou várias bolas de cabeça – explicou Renato depois da vitória sobre o Palmeiras, na última semana.

Correm por fora dois outros nomes. Ambos jogaram os 90 minutos contra o São Paulo. Thaciano, um dos destaques das últimas partidas da equipe alternativa, seria um volante mais ofensivo, como Maicon. Já Michel é mais marcador, mas acabou de voltar de lesão. Como Rômulo não pode atuar contra o Flamengo, na semi da Libertadores, ele pode ser preparado para um futuro próximo.



Veja também