Foto: Divulgação/Grêmio

Em busca de um título inédito em sua história, o Grêmio estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2020 nesta quinta-feira, às 17h, quando enfrenta o Real Brasília, do Distrito Federal, no estádio Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, em Mogi das Cruzes-SP. O jogo é válido pela primeira rodada do Grupo 21, que ainda terá o duelo entre União Mogi e Juventus-SP, às 14h45.

A melhor participação do Grêmio na história da Copinha aconteceu em 1991. Naquele ano, o Tricolor chegou à final e acabou sendo vice-campeão ao perder a decisão para a Portuguesa-SP. Na última edição do campeonato, em 2019, a equipe gaúcha foi eliminada nas quartas de final, com derrota para o Corinthians por 2 a 1.

Em 2020, o Grêmio terá Guilherme Bossle como técnico na Copa SP. O elenco sub-19 que vai representar o clube na principal competição de base do país ganhou forma e se preparou ao longo de 2019 principalmente com as disputas de torneios na Alemanha e no Equador, além da Copa Sul da categoria, da qual o Tricolor foi vice-campeão.

Para a Copinha, a equipe gremista estará reforçada de alguns jogadores que participaram da conquista recente da Copa RS na categoria sub-20, sobre o Vasco, em dezembro. Além disso, o Tricolor também contará com dois atletas campeões mundiais com a seleção brasileira sub-17, no fim do ano passado: o volante Diego Rosa e o meia Pedro Lucas.

Adversário do Grêmio na estreia, o Real Brasília vai disputar a Copa São Paulo pela segunda vez. A primeira participação do time do Distrito Federal no torneio de base ocorreu em 2018, ocasião em que conseguiu avançar à segunda fase após ter sido vice-líder de seu grupo, mas acabou eliminado pelo Audax.



Veja também