Grêmio identifica oportunidade e observa promessas da base no mercado brasileiro

Tricolor monitora possibilidade de captação de jovens atletas em razão da crise financeira oriunda da pandemia de coronavírus

7 de junho de 2020 - Às 09:31
Foto: Divulgação

A crise financeira a partir da paralisação do futebol por causa da pandemia de coronavírus também abre oportunidades. Pelo menos é a visão do Grêmio para as categorias de base. O clube passa a observar jovens destaques de outras equipes para possíveis contratações.

Em papo no Podcast do Grêmio no GloboEsporte.com, o diretor geral da base Gustavo Schmitz não chegou a citar nomes, mas apontou uma possibilidade de o Tricolor se reforçar com investimentos mais baixos por conta da crise vivida pelos clubes.

— Estamos passando a examinar as oportunidades de atletas de excelente nível técnico que foram formados em outros clubes e até então seriam atletas inimagináveis de contratar para finalizar o processo de formação aqui no Grêmio. Até em função da crise, muitos dos atletas estarão disponíveis no mercado — aponta o dirigente.

Desde 2013, a base gremista tem avançado na captação de jogadores. Foi assim nas contratações de Walace, buscado no Avaí, Pedro Rocha, no Juventus-SP, e Luan, no América-SP.

Na nova safra, destacam-se Pepê, contratado do Foz do Iguaçu, e Matheus Henrique, do São Caetano. Se antes o modelo já era usado pelo Grêmio, agora tende a ser prioridade.

Matheus Henrique destacou-se na base do São Caetano — Foto: Divulgação

Matheus Henrique destacou-se na base do São Caetano — Foto: Divulgação

— Até diria que não só o Grêmio vai fazer, mas está atento a isso. Era muito difícil trazer um atleta em final de formação que estava se destacando em outros clubes. Agora, não. Há clubes dispensando, que talvez não suportarão o investimento — comenta Schmitz.

O GloboEsporte.com mostrou que o atual time sub-23 do Grêmio servirá de apoio ao profissional, cedendo jogadores e deixando de lado possíveis competições. Até por isso, muitos garotos pulam etapas e devem ser promovidos ao grupo do técnico Renato Gaúcho.

O Tricolor trabalha no momento para renovar alguns contratos, como do volante Diego Rosa e do atacante Elias, e deve subir seis atletas titulares na Copa São Paulo, em janeiro deste ano, para o profissional.



Veja também