O Grêmio recebeu o Brasil de Pelotas pela partida de ida da decisão do Gauchão e venceu sem dificuldades por 4 a 0 com gols de Everton (2), Ramiro e Alisson.
Escalação inicial: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Arthur, Maicon, Ramiro, Luan e Everton; Jael
PRIMEIRO TEMPO
Como esperado, o Grêmio iniciou a partida pressionando o Brasil de Pelotas que apenas se defendia. O Tricolor tinha dificuldades para criar chances claras de gol. Aos 13, o Tricolor teve uma boa chance, Jael achou Everton na área, ele bateu de primeira e o goleiro Pitol salvou.
Aos poucos, o time do Brasil de Pelotas começou a sair para o jogo também, principalmente em contra-ataque. A melhor chance do time visitante foi aos 31 minutos, Artur cruzou para Clyson que cabeceou com muito perigo.
O Tricolor tinha muita posse de bola, no entanto não conseguia transformar a superioridade em chances reais de gol. No fim do primeiro tempo, Éder Sciola fez falta dura, como já tinha amarelo acabou expulso, deixando o Grêmio com um a mais para a etapa final.
SEGUNDO TEMPO
Antes do primeiro minuto, Jael recebeu na entrada da área e deu passe para Everton, que na cara do gol bateu rasteiro na saída de Marcelo Pitol, abrindo o placar.
O Tricolor continuou com a posse de bola. Aos 9 minutos, Maicon cruzou para Jael que cabeceou à queima-roupa, o goleiro fez um milagre e Alisson, que entrou no intervalo, apareceu livre desviando para as redes, ampliando o placar.
Aos 17 minutos, Jael avançou e chutou da entrada da área, obrigando o goleiro Pitol a fazer grande defesa. Aos 25 minutos, Jael deu grande passe para Everton – mais um – e o atacante não desperdiçou.
Aos 32 minutos, Ramiro cobrou falta da intermediária e o goleiro Marcelo Pitol aceitou, era o quarto do Tricolor na Arena. O Grêmio mandava na partida e o time do Brasil estava entregue em campo. Aos 43, após troca de passes, Everton chutou e acertou a trave.