Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

O Grêmio tenta esquecer a semana pesada, com eliminação inédita na primeira fase da Copa do Brasil para o Mirassol, e dar uma resposta imediata no Campeonato Gaúcho. O duelo com o Novo Hamburgo, às 16h30 deste sábado, no Estádio do Vale, também serve para Roger Machado observar novas possibilidades no meio-campo.

A queda para os paulistas trouxe novamente um ambiente de tensão para os lados do Tricolor. Mesmo com a mudança de comando, a sombra do rebaixamento ainda paira sobre grande parte do elenco, presente na campanha do Brasileirão no ano passado.

Por isso, a tentativa de resposta o mais rápido possível. Sem jogar na rodada passada por conta do Gre-Nal adiado, o Grêmio perdeu a liderança do Gauchão para o Ypiranga. Pode retomar a ponta em caso de vitória neste sábado – o Canarinho enfrenta o Caxias às 19h.

– Estamos prontos para suportar qualquer pressão. Não tem problema nenhum. No fim de semana vamos com força máxima a Novo Hamburgo e garantir a classificação para a próxima etapa. O Grêmio é um time muito grande e vai passar por cima disso. Tenho certeza – assegurou o vice de futebol Denis Abrahão após a derrota na Copa do Brasil.

O diagnóstico imediato pós-eliminação foi trabalhar o emocional dos jogadores. O técnico Roger Machado lembrou que boa parte do elenco é remanescente do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o que pode afetar os jogadores em determinados momentos da temporada.

Entretanto, reforça a necessidade do apoio mútuo entre clube e torcida para não deixar o ambiente mais carregado. Nada melhor que garantir a classificação às semifinais do Gauchão com dois jogos ainda a disputar. Além da vitória sobre o Noia, o Tricolor precisará contar com resultados paralelos para isso acontecer.

– Evidente que mais um insucesso pesa. Precisamos sofrer hoje, amanhã, porém no fim de semana já temos outro jogo, por outra competição que também é importante. A gente precisa não só entender o que aconteceu dentro do campo, o momento que estamos, reunir as forças, estar todos juntos para seguir. Porque tem outras questões à frente e precisamos estar motivados a conquistar – refletiu Roger.

Roger Machado reúne jogadores para conversa durante treino no CT Luiz Carvalho — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Roger Machado reúne jogadores para conversa durante treino no CT Luiz Carvalho — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Com o retorno de Villasanti, recuperado do susto no ataque ao ônibus da delegação no último sábado, o Grêmio deve ter Lucas Silva também no meio-campo. Thiago Santos vai para o banco de reservas. Benítez é outro que pode voltar ao time titular nesta tarde.

O duelo contra o Novo Hamburgo, válido pela 10ª rodada do Gauchão, está marcado para as 16h30, no Estádio do Vale. O Tricolor é segundo colocado na tabela com 17 pontos. O Noia aparece logo atrás, com 14.



Veja também