
Na noite de sábado, ainda não se tinha real noção da importância da goleada por 4 a 0 sobre o Botafogo, na Arena. A rodada foi benéfica para o Grêmio, que ganhou uma posição na tabela, retomou seu espaço no G-4 justamente por conta do saldo de gols e ainda se aproximou dos rivais diretos, todos sem vencer na 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Os três pontos fizeram o Grêmio subir para a quarta colocação na tabela. Mas foram os quatro gols a garantir a posição na concorrência com o Palmeiras. O time de Luiz Felipe Scolari também venceu na rodada, a Chapecoense. Em determinado momento fazia o 2 a 0 e retomava o espaço no G-4. Mas ao balançar a rede, o zagueiro da Chape, Rafael Thyere, emprestado pelo Tricolor, diminuiu o saldo palmeirense para 17, contra 18 da equipe de Renato.
Além disso, o Grêmio se aproximou dos rivais diretos. Começou a rodada quatro pontos atrás do Flamengo, derrotado pelo Ceará; cinco do Inter, o vice-líder, que ficou no 0 a 0 com o Cruzeiro; e a oito do líder São Paulo, outro a empatar na rodada, com o Fluminense em 1 a 1. Só viu o Palmeiras manter-se na cola, embora tenha tomado à frente na briga por uma vaga direta na Libertadores.
– O Grêmio nunca deixou de brigar, nunca deixou o Brasileiro de lado. O objetivo era hoje conseguir mais três pontos para continuar lá na frente. Conseguimos e estamos de parabéns, depois da atuação de terça (pela Libertadores), às vezes a equipe relaxa. E foram essas duas ou três conversas que tivemos com eles, que não poderíamos relaxar por causa da classificação. Era importante a vitória pra continuar brigando pelo Brasileiro e voltar para o G-4. Vamos ver o que acontece nas outras partidas, mas o importante é que vencemos – comentou Renato.
A boa rodada dá novo ânimo ao Grêmio em uma semana quente, com nova possibilidade de se aproximar da vice-liderança, a partir do confronto direto da semana entre Inter e Flamengo, e depois seu próprio duelo com o rival, no Gre-Nal do fim de semana. Renato não contará com Cortez contra o Santos, na quinta, e tem Maicon como dúvida, com desconforto muscular na coxa esquerda. Os selecionáveis Kannemann e Everton já eram baixas certas.
A reapresentação do Grêmio ocorre na tarde desta segunda-feira, após o domingo de folga para os atletas. O planejamento prevê força máxima para os próximos jogos até a primeira partida das quartas da Libertadores, contra o Atlético Tucumán, dia 18, na Argentina, embora Renato terá pelo menos quatro desfalques no Pacaembu.