
Um pedido do Grêmio para a CBF e o América-MG foi determinante para ajustar a programação antes do jogo com o River Plate, dia 23, pela semifinal da Libertadores. A mudança do horário do duelo com o América-MG, das 21h para as 16h, deu a oportunidade ao clube gaúcho fretar um voo e retornar a Porto Alegre no fim da noite. Tudo para ajudar na preparação para a Libertadores.
O presidente Romildo Bolzan Júnior confirmou ao GloboEsporte.com o pedido feito para a entidade e também ao América-MG, já que o mandante é quem detém a prerrogativa de solicitar alguma alteração. A semi será no dia 23, três dias depois da partida com os mineiros. O retorno gremista só ocorreria na manhã de domingo, em voo de carreira. No entanto, como o jogo mudou de horário, diretoria e comissão técnica resolveram por fretar o voo para dar mais comodidade ao elenco.
Até porque a viagem para a Argentina ocorre na noite de domingo, da mesma maneira que o retorno de Belo Horizonte, fretado. Seriam poucas horas de diferença entre duas viagens, embora o elenco titular certamente não viajará para o jogo em Minas Gerais. O auxiliar Alexandre Mendes geralmente permanece para trabalhar a equipe principal em Porto Alegre, enquanto Renato comanda os reservas nas partidas.
Com lista de desfalques, Renato pode contar com algum titular para este jogo. Ramiro, Léo Moura, Cortez e Marcelo Grohe estão em recuperação e podem estar à disposição para ganhar ritmo de jogo antes da decisão na Argentina.
O Grêmio viajará no domingo de noite para Buenos Aires, programação já normal antes dos jogos da Libertadores, em sua maioria na terça-feira em 2018., e fará um treino na Argentina. O clube gaúcho já acertou com o River um acordo para ter quatro mil torcedores visitantes nas duas partidas.