Dos últimos cinco jogos do Grêmio no Brasileirão, três foram contra equipes que lutam contra o rebaixamento. Neste recorte, o Tricolor conquistou apenas um ponto em nove disputados. A sequência recente fez o técnico Renato Portaluppi comparar a equipe com Robin Hood, personagem mítico que roubava dos nobres para dar aos pobres.
Além da derrota para o Santos, 17º, no último domingo, o Grêmio também perdeu para o Vasco, 18º, há 15 dias, e empatou com o Goiás, 15º, no dia 30 de julho. A sequência foi intercalada com a vitória sobre o Fluminense.
Ao ser questionado sobre os resultados recentes contra equipes que brigam na parte de baixo da tabela, Renato fez a referência com Robin Hood. A relação é com o fato do Grêmio ter ganho de times como Atlético-MG e Fluminense, por exemplo, mas perder pontos para Santos, Goiás e Vasco.
– Deixar de ser Robin Hood (o que espera contra o Cruzeiro), tirar dos ricos e entregar para os pobres. Com todo respeito. A gente ganha dos clubes que estão lá em cima, brigando com a gente, mas tem perdido pontos para os que estão na zona de rebaixamento – lamentou Renato.
A história do personagem é essa. Um herói inglês que roubava da nobreza para dar aos mais pobres. No futebol, a “síndrome de Robin Hood” é usada em situações como essas, que a equipe vence os mais fortes, que estão bem na competição, mas vai mal contra os mais fracos e acaba “ajudando” quem ocupa as últimas posições.
Esta sequência recente se encaixa na cobrança de Renato. Porém, a analogia não necessariamente se aplica na campanha do Tricolor na competição de modo geral.
Se pegarmos as equipes mais próximas neste momento do Z-4, o retrospecto está equilibrado. O Grêmio venceu o América-MG (lanterna), Coritiba (19º), Bahia (16º) e seu rival, Inter (14º), que também pode ser incluído. Além da derrota de domingo, houve também vitória sobre o Santos na 1ª rodada.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/D/k/hbnp5STQuYx9ffczw8XQ/53105315081-dac3ac1441-k.jpg)
Renato Portaluppi em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Portanto, isso comprova que o Tricolor vem tendo embates equilibrados contra equipes inferiores. Claro, poderia ser melhor. Por outro lado, o desempenho diante dos times que estão lá em cima na tabela também não foi tão favorável até o momento.
Se pegarmos os sete primeiros colocados, como foi recorte anterior, o Grêmio tem três derrotas, para Botafogo, Palmeiras e Flamengo, duas vitórias, sobre Fluminense e Athletico, e um empate, com Bragantino. Vale ressaltar que o time de Renato é quinto colocado.
As críticas de domingo do técnico estão inseridas em um contexto da maneira como o Grêmio levou a virada, mas também nas atuações recentes. Nos últimos jogos, as atuações foram abaixo do que já foi apresentado no Brasileirão.
Renato tem a seu favor uma semana cheia de treinos para fazer os ajustes necessários. O foco total no Brasileiro pode ajudar nessa recuperação. No próximo domingo, a equipe gaúcha recebe o Cruzeiro, 12º colocado, na Arena.