Grêmio faz “jogo do ano” para evitar folga indesejada no 2º semestre após seis temporadas

Eliminado da Copa do Brasil e em quinto lugar no Brasileirão, time de Renato decide o futuro na Libertadores na noite desta terça-feira contra o Estudiantes

28 de agosto de 2018 - Às 18:50
(Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Há exatamente quatro anos, o Grêmio perdia na Arena por 2 a 0 para o Santos, no primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil de 2014. A volta sequer seria disputada, pois o clube acabou eliminado da competição devido ao Caso Aranha. Mas o fato é que, desde 2012, o Tricolor jamais ficou fora de uma competição paralela ao Brasileirão tão cedo. É por isso que a partida contra o Estudiantes, na noite desta terça-feira, na Arena, é encarada como o “jogo do ano” até agora.

Para muitos, é obrigação dos grandes times brasileiros seguir vivo em mais de um campeonato no segundo semestre. Porém, o apertado calendário do futebol exige elencos numerosos e descanso aos principais jogadores. O técnico Renato Gaúcho, aliás, martela a questão a cada entrevista coletiva.

Entre 2012 e 2017, o Grêmio conseguiu se manter na disputa de duas competições até o oitavo mês do ano, pelo menos (veja na tabela abaixo). Foi justamente em um 28 de agosto a eliminação mais precoce do período recente. E ainda não teve o desfecho do confronto, pois o clube acabou excluído da Copa do Brasil após as injúrias raciais ao goleiro Aranha, do Santos, por parte de alguns torcedores na primeira partida das oitavas de final de 2014.

GRÊMIO NO SEGUNDO SEMESTRE

Ano Data Competição Jogo Fase Resultado
2012 15/11 Sul-Americana Millonarios (COL) 3 x 1 Grêmio Semifinal Eliminado
2013 06/11 Copa do Brasil Grêmio 0 x 0 Atlético-PR Semifinal Eliminado
2014 28/08 Copa do Brasil Grêmio 0 x 2 Santos Oitavas de final Excluído
2015 30/09 Copa do Brasil Grêmio 1 x 1 Fluminense Quartas de final Eliminado
2016 07/12 Copa do Brasil Grêmio 1 x 1 Atlético-MG Final Campeão
2017 29/11 Libertadores Lanús 1 x 2 Grêmio Final Campeão

A última vez que o Tricolor teve somente o Campeonato Brasileiro para concentrar as forças desde seu início ocorreu em 2011. E o resultado não foi o esperado. A equipe terminou na 12ª colocação, com 48 pontos. O técnico era Celso Roth.

Neste 28 de agosto, o Grêmio precisa vencer o Estudiantes para manter o sonho do tetra da América. Perdeu a primeira partida por 2 a 1, na Argentina. Em caso de eliminação, as três competições que disputava até pouco tempo se tornarão apenas uma a partir de setembro – caiu nas quartas de final da Copa do Brasil para o Flamengo. Enquanto o diretor de futebol Alberto Guerra tratou o duelo como “Copa do Mundo”, Bruno Cortez define como “jogo do ano”.

– É o jogo do ano. Fomos eliminados na Copa do Brasil, estamos em quinto no Brasileiro. Sabemos da importância de uma Libertadores. Conquistamos ano passado, queremos continuar brigando. Não podemos cometer nenhum erro – disse o lateral em entrevista coletiva na segunda-feira.

Uma vitória por 1 a 0 contra o Estudiantes a partir das 21h45, na Arena, coloca o Tricolor nas quartas de final da Libertadores. Empate dá a vaga ao Estudiantes. Se sofrer um gol dos argentinos, o time de Renato precisará balançar a rede três vezes para conseguir a classificação. Em caso de repetição do 2 a 1, agora favorável aos gremistas, a decisão vai para os pênaltis.



Veja também