O Grêmio ainda sente a eliminação na Libertadores, sempre o sonho de consumo do torcedor. Os diagnósticos internos ainda estão em andamento, mas apontam para a necessidade de uma reação já contra o Sport, neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro. A ordem é deixar os lamentos para o passado.

O entendimento da diretoria é que o Grêmio não teve capacidade de ser agressivo no ataque e sair da marcação do Santos, além de não apresentar poder de reação ao que foi apresentado pelo adversário em campo.

Há, claro, ainda situações sendo discutidas. Uma ala interna citou também uma falta de combate sem a bola enquanto o Peixe corria atrás com mais fome quando o Grêmio tentava criar.

Enquanto busca todas as explicações, o grupo gremista também trabalha para virar a chave rapidamente e pensar outra vez no Campeonato Brasileiro. No sábado, a ideia é já reagir à queda, mesmo que o time possa ter modificações.

— Somos muito grandes para ficar nos lamentando, temos mais duas competições. Sabíamos que não iríamos chegar nas três, caímos na Libertadores, mas viramos a chave e na próxima semana voltamos na Copa do Brasil — apontou Renato Portaluppi.Os jogadores com mais experiência têm que levantar a cabeça, ser mais forte como grupo e creio que é o que faremos.— Diego Churín

Geromel em Santos x Grêmio — Foto: Staff images/Conmebol

Geromel em Santos x Grêmio — Foto: Staff images/Conmebol

A receita justamente é, à base da conversa, deixar os problemas para trás e pensar nos desafios que ainda estão nos próximos dias. O técnico Renato prometeu uma conversa com o grupo para os dias posteriores ao jogo com o Santos.

A retomada tem como objetivo controlar o dano psicólogico e de confiança que a eliminação causa. A temporada caminha toda para o duelo com o São Paulo, com possibilidade de título da Copa do Brasil.

O estilo do presidente Romildo Bolzan é justamente de respeitar os processos e confiar no trabalho feito por diretoria e comissão técnica. A continuidade do treinador, por exemplo, não é questionada e segue em alta para a temporada 2021.

O Grêmio viaja de São Paulo para Recife nesta sexta-feira e encara o Sport no sábado. No domingo, já trabalho em Porto Alegre para se preparar para a semifinal com o São Paulo.



Veja também