A Copa São Paulo de Futebol Júnior, tradicional competição de base, começa nesta segunda-feira para o Grêmio. A partida contra o Mixto-MT, no estádio Zézinho Magalhães, em Jaú, tem transmissão do Sportv e dará a oportunidade dos torcedores observarem aqueles que podem ser o futuro do clube.

Vice-campeão da última edição disputada, o Tricolor terá mudanças para 2022. O clube decidiu trocar as comissões técnicas dos times sub-20 e sub-19. Os técnicos Guilherme Bossle e Douglas Rodrigues foram demitidos. O ex-zagueiro Luís Eduardo, que era auxiliar no clube, estará no comando para a competição.

— Foi uma temporada que tiramos muitas lições e que fez o grupo todo ficar fortalecido para esse desafio que teremos agora na Copinha. Com certeza chegaremos muito forte. O período de pausa foi extremamente fundamental para corrigirmos nossos erros e lapidar ainda mais o que vínhamos fazendo de positivo — explicou o zagueiro Gustavo Martins.

Grupo do Grêmio em último treino antes da Copinha — Foto: Bruno Creste/Divulgação

Grupo do Grêmio em último treino antes da Copinha — Foto: Bruno Creste/Divulgação

O grupo gremista é cheio de candidatos à ascensão já em 2022 ou em um futuro próximo para o elenco principal. Mesmo com as agruras da Série B pela frente, nomes como Lucas Kawan e Gustavo Martins podem aparecer para compor o plantel. Além, claro, dos destaques individuais ao longo da Copinha.

Nomes para ficar de olho

  • Lucas Kawan

O lateral-direito, após a saída de Vanderson, passa a ser o próximo nome para ser preparado para a função. O jovem já foi por exemplo utilizado no time de transição na campanha do título do Brasileiro de Aspirantes. É considerado o titular da seleção sub-20 e já, inclusive, começou contatos com a diretoria para ganhar uma valorização no próximo ano. É nome para aparecer em breve no grupo principal.

Lucas Kawan, o Café, em ação pelo Grêmio na final do Aspirantes contra o Ceará — Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio

Lucas Kawan, o Café, em ação pelo Grêmio na final do Aspirantes contra o Ceará — Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio

  • Cuiabano

Joia 2022 do ge, o lateral-esquerdo espera aparecer na Copinha para cavar oportunidade no grupo principal. O jovem tem na chegada ao ataque o principal ponto e é já bastante comentado dentro da base como realidade para o futuro, apesar de ter Thiago Rosa na linha hierárquica de ascensão.

  • Gustavo Martins

O zagueiro foi titular em 19 dos 20 jogos que disputou pelo Grêmio em 2021. Foi o defensor mais utilizado na categoria e tem experiência de já ter passado pelo profissional do Caxias. Foram só duas partidas, mas já jogou Gauchão e Copa do Brasil com os grenás. O contrato foi renovado até 2025 com multa de 80 milhões de euros (R$ 505,4 milhões).

Zagueiro Gustavo Martins foi emprestado pelo Grêmio e já jogou como profissional — Foto: Luiz Erbes/S.E.R.Caxias

Zagueiro Gustavo Martins foi emprestado pelo Grêmio e já jogou como profissional — Foto: Luiz Erbes/S.E.R.Caxias

  • Ronald

O volante também esteve no grupo campeão do Brasileiro de Aspirantes em 2021 e vai para a Copinha após anotar os dois gols no empate com o Caxias, na semana passada, no último amistoso da preparação. É dos nomes acompanhados de perto pelo clube para um futuro próximo. Alto, é jogador de marcação, mas tem chegada na área.

Ronald, volante do Grêmio  — Foto: Cristiano Oliveski/Grêmio

Ronald, volante do Grêmio — Foto: Cristiano Oliveski/Grêmio

  • Velasco

O volante colombiano teve os direitos econômicos comprados pelo Grêmio durante o segundo semestre de 2021 e é elogiado pela qualidade técnica e força física. Faz a dupla geralmente com Ronald e é meio-campista que dá ritmo ao time.

Velasco, volante do sub-20 do Grêmio — Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio

Velasco, volante do sub-20 do Grêmio — Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio

  • Rubens

Meia-atacante que atua aberto, o canhoto teve boa participação nas competições sub-20 de 2021, com sete gols marcados e três assistências dadas. Tem velocidade e força física para os duelos.

  • Kauan Kelvin

O atacante combina velocidade e capacidade de finalização e tem passagens pelas seleções de base. Apesar de jovem — completa 17 anos em 2022, é elogiado e com projeção esperada dentro do clube. Pulou etapas para já ganhar experiência na Copa São Paulo.

Kauan Kelvin, time sub-16 do Grêmio, com Marta, da seleção brasileira feminina — Foto: Arquivo pessoal

Kauan Kelvin, time sub-16 do Grêmio, com Marta, da seleção brasileira feminina — Foto: Arquivo pessoal

Veja o elenco gremista para a disputa:

  • Goleiros: Arthur Coneglian, Marcão, Ricardo e Thiago Beltrame
  • Zagueiros: Ary Garcia, Gustavo Marins, Gustavo Martins, João Pedro e Paulo Henrique
  • Laterais: Cuiabano (LE), Lucas Kawan (LD), Vidmar (LE) e Thalyson (LD)
  • Meio-campistas: Gabriel Silva, Hiago, Kaká, Lustosa, Pedro Cuiabá, Robert, Ronald e Velasco
  • Atacantes: Arthur Viana, Kauan Kelvin, Kevin, Messias Teixeira, Nathan, Pedro Clemente, Ronald Barcellos, Rubens e Zinho.


Veja também