Douglas Costa ainda não tem data para estrear pelo Grêmio. Mas, fora de campo, sua contratação já se mostra um sucesso para o clube. Só na noite de sexta-feira (21), quando o jogador foi anunciado de forma oficial, o site da loja tricolor registrou a venda de mais de 2 mil camisetas com o número 10 e o nome de Douglas às costas.

Executivo de marketing gremista, Beto Carvalho estima que, no geral, já tenham sido comercializadas mais de 15 mil peças relacionadas ao novo reforço. Não há exatidão no número por conta das diferentes fontes de venda, como as lojas físicas da Grêmio Mania, redes licenciadas e a rede de varejo da própria Umbro, marca responsável pela fabricação do material.

— A imagem do Douglas é um produto muito importante, com uma relação sólida com a torcida. E esse amor dele tem um componente muito bacana e bonito de engajamento — salienta Carvalho.

A partir do anúncio do retorno do jogador, o clube trabalhou em duas frentes para tentar badalar a contratação. Pela internet, publicou dois vídeos oficiais, um mais curto trabalhando em cima do conceito do “raio”, apelido de Douglas. O mais longo usou Dona Marlene, sua mãe, para tratar da volta à casa e do vínculo com as origens.

Como o camisa 10 não deve ter contato direto com a torcida tão cedo, por conta da pandemia e dos estádios com portões fechados, a segunda jogada foi a de levar seu nome para as ruas. Entre sexta-feira (21) e sábado (22) passados, o marketing tricolor espalhou pela cidade 10 telões reproduzindo materiais de aproximadamente 10 segundos anunciando o retorno de Douglas Costa a Porto Alegre. Cada uma das telas gerou cerca de 700 inserções durante o final de semana.

— O que nós buscamos fazer é trazer mais proximidade do próprio atleta com o contexto do clube, do nosso fã. Ações como essas também ajudam a criar uma atmosfera de participação, de engajamento — explica o executivo.



Veja também