Foto: Sebastián Órdenes

A prioridade do Grêmio no mercado após suas contratações iniciais está no ataque. Sem Lucas Barrios, a diretoria realizou uma pesquisa aguçada dentro das intenções do clube e elencou uma lista de opções para o comando do ataque. Entre elas está o uruguaio Octavio Rivero, de 25 anos, que atua no Colo-Colo, do Chile.

Houve uma consulta de intermediários ao empresário do atleta. O jogador também tem ciência do contato. Teria interesse em jogar em Porto Alegre, embora feliz no Colo-Colo, onde tem mais um ano e meio de contrato. Mas não há negociação em curso. Internamente no Grêmio, o atleta é elogiado. Mas é tido como um nome mais baixo dentro da lista feita pelos dirigentes gremistas. Seu custo para uma possível compra gira próximo US$ 3 milhões (R$ 9,7 milhões).

– Existem centroavantes, temos levantamentos e estamos por definir o jogador que vamos tentar contratar. É uma posição difícil. Quem tem, vende caro. Temos alguns alvos e estamos trabalhando nisso – explicou o vice de futebol Odorico Roman em entrevista coletiva na sexta-feira.

Rivero fez cinco gols em 10 jogos pelo clube chileno, mas balançou as redes todas as vezes nas últimas seis partidas do torneio de transição. Na edição de 2017, marcou 10 vezes em 28 partidas. O jogador a ser contratado vai substituir Barrios. Depois de ter sua situação praticamente finalizada no clube, Jael deve permanecer, devido a uma reviravolta na negociação.

Entre os gringos, o nome do argentino Marco Rúben, do Rosario Central, também agrada e está “em todas as listinhas”, conforme palavras de um dirigente gremista. Mas a diretoria sabe da dificuldade de tirar o centroavante de seu clube do coração.

– Tendência é que seja algum latino-americano, mas que pode estar atuando aqui ou na Europa. Temos um levantamento bastante interessante de atacantes, vamos encontrar aquele com as características que queremos. Temos alguns ranqueados e vamos buscar no que se enquadra no perfil que o Grêmio precisa – completou Roman.

Outro nome especulado no Grêmio foi o de Jonathan Álvez, do Barcelona-EQU, que se encaminhou para o Al Nassr, da Arábia Saudita. Henrique Dourado, do Fluminense, foi outro nome ligado ao clube, mas sem negociação aberta.

Até o momento, o Grêmio anunciou oficialmente as contratações do meia Thaciano e do zagueiro Paulo Miranda. O atacante Alisson já está em Porto Alegre e começou os trabalhos nesta sexta-feira, mas ainda não foi oficializado pelo clube gaúcho – ele assinará por quatro anos.



Veja também