Às vésperas de uma decisão com a possibilidade de ser decidida na marca da cal, o Grêmio volta a apresentar problemas nas cobranças de pênalti. Na última partida do time titular antes do Estudiantes, nas oitavas de final da Libertadores, o Tricolor desperdiçou mais uma e empatou por 1 a 1 com o Cruzeiro, na noite de quarta-feira, pela 20ª rodada do Brasileirão.

A falha causa apreensão porque foi a quarta na competição. E o Tricolor carrega a marca negativa de ainda não ter balançado a rede desta forma no certame nacional. Luan errou mais uma penalidade, se tornou alvo da ira da torcida e vai ganhar “um tempo” do técnico Renato Gaúcho, que pede para o jogador não ser “crucificado”.

“Vou conversar com ele (Luan), vou dar um tempo para ele em cobranças de pênaltis. Mas não podemos condenar o Luan por ter errado. Não vamos crucificar um jogador que até um tempo atrás foi o melhor da América” (Renato Gaúcho)

A decisão foi informada por pelo treinador logo após o jogo, em sua entrevista coletiva, quando perguntado sobre o assunto. É o segundo pênalti perdido por Luan neste Brasileirão, ambos após a Copa do Mundo. Antes de parar em Fábio, o atacante acertou a trave do Atlético-MG, embora na oportunidade o Tricolor tenha vencido por 2 a 0.

Luan cobrou o pênalti e perdeu (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Luan cobrou o pênalti e perdeu (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Além de Luan, Jael e Maicon erraram penalidades. Na vitória sobre o Flamengo por 2 a 0, antes de abrir o placar, o centroavante parou em Diego Alves. Já o capitão perdeu sua chance no triunfo por 2 a 0 sobre o Bahia. Neste caso, porém, o próprio meio-campista aparou o rebote para marcar. Ou seja, a falha de Luan na quarta-feira foi a primeira realmente “necessária” ao placar final.

– O Grêmio é o grupo que mais treina pênaltis no Brasil. Está disputando a Libertadores, até semana passada estava na Copa do Brasil. E a gente sabia que a qualquer momento poderia entrar numa decisão por penalidades. Não é por falta de treinamento. Ganhamos a Recopa nas cobranças de pênalti. Concordo que é uma média alta, temos que melhorar. Então, não estão tão erradas as coisas – defendeu Renato.

Pênaltis de Luan

  • Quatro gols (Independiente, Inter, Avenida e Goiás)
  • Dois erros (Atlético-MG e Cruzeiro)
  • Quatro erros em 2017 (Cruzeiro, Corinthians, Guaraní e Zamora)

Sobre Luan, recai o peso por carregar um histórico do ano passado. Embora o atacante tenha convertido sua cobrança no título da Recopa, contra o Independiente, na Arena, parou em Fábio também na semifinal da Copa do Brasil de 2017. Houve ainda dois erros na Libertadores, em goleadas sobre Guaraní-PAR e Zamora-VEN, e mais um em derrota para o Corinthians, pelo Brasileirão.

Renato Gaúcho pede para Luan não ser crucificado (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)

Renato Gaúcho pede para Luan não ser crucificado (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)

A escolha do camisa 7 como batedor principal da equipe será revista por Renato para os próximos compromissos. No entanto, o treinador defende seu jogador de críticas pelo atual momento. Bem na vitória sobre o Corinthians, no último sábado, Luan até fazia um jogo bom contra o Cruzeiro. Mas desperdiçou a cobrança decisiva. O próprio se defendeu e afirmou estar de “cabeça erguida”. Do seu comandante, ouviu mais apoio.

– Esses problemas dos jogadores não vou expor em público. O Luan fez uma belíssima partida contra o Corinthians, conversamos internamente. Não é que tenha jogado mal. Infelizmente errou o pênalti. Mas não podemos condená-lo. Tem crédito comigo, com todo mundo aqui. Pelo amor de Deus, não vamos crucificar um jogador que até um tempo atrás foi o melhor da América, que merecia estar na Copa do Mundo, na minha opinião – analisou o técnico gremista.

“Tentei bater da forma como eu batia nos treinamentos. Estava batendo bem. Mas isso aí faz parte. Desde que estou aqui, errei bastante, mas foi sempre procurando acertar. Saio de cabeça erguida” (Luan)

Resta a Renato, um exímio gestor de grupo, injetar confiança a seus comandados. Na próxima terça, o Tricolor tem pela frente o segundo jogo das oitavas de final da Libertadores, contra o Estudiantes, na Arena. Se vencer por 1 a 0, leva a classificação às quartas. Se devolver o 2 a 1 sofrido na Argentina, terá de decidir nos pênaltis.

Antes disso, no fim de semana, a tendência é de time reserva contra o Atlético-PR, pela 21ª rodada do Brasileirão. A partida está marcada para as 19h de sábado, na Arena da Baixada. O Grêmio é quarto colocado na competição, com 37 pontos.



Veja também