O Grêmio abre a semana mais importante do ano até agora com Bitello em alta. O meia se tornou peça-chave e é um dos trunfos da equipe para buscar a classificação contra o Campinense, na quarta-feira, pela Copa do Brasil. O técnico Renato rasgou elogios ao jogador e prevê propostas por ele na janela do meio do ano.

As boas atuações do garoto neste início de temporada dividem atenções com o protagonismo e os gols de Luis Suárez. Bitello, 23 anos, tem contribuído ofensivamente e defensivamente. Na goleada por 6 a 1 sobre o Novo Hamburgo, fez gol e deu uma bela assistência para Cristaldo.

O meia começou o ano em uma função à frente dos volantes, Pepê e Carballo. Com a chegada de Cristaldo, passou a ocupar o lado direito do ataque. Independente da posição, a resposta tem sido positiva. Até o momento, é o segundo atleta com mais participações diretas em gols, atrás somente de Luisito Suárez.

— Tem qualidade muito grande, pulmão muito bom, ajuda na marcação, na chegada ofensiva, já jogou de volante, na meia, aberto e onde colocar ele joga bem. O Bitello tem crescido bastante — destacou Renato após a goleada sobre o Novo Hamburgo.

Bitello tem quatro gols e três assistências pelo Grêmio no ano — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Bitello tem quatro gols e três assistências pelo Grêmio no ano — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Bitello é alvo de sondagens desde o ano passado, quando o Tricolor disputou a Série B. Com o time-base reformulado e sob comando de Renato, cresceu de produção e não deu chances aos concorrentes. Não à toa, o comandante prevê ofertas pelo jovem.

Daqui a pouco vai aparecer algo da Europa para ele. Tem jogado em várias funções e bem.

— Renato Portaluppi

A importância do meia para o Grêmio é perceptível nos números. São quatro gols e três assistências nos nove jogos em que atuou na temporada. Para efeitos de comparação, em 2022, disputou 48 partidas, com 10 bolas na rede e três passes para os companheiros marcarem.

Craque do Gauchão do ano passado, à época como volante, o atleta tem contrato válido até dezembro de 2025. O empresário do jogador foi procurado recentemente por representantes de outros mercados. O clube gaúcho não quis avançar em nenhuma conversa por entender que havia margem para uma valorização ainda maior.

Reproduzir

–:–/–:–Silenciar somTela cheia

Reveja o gol de Bitello contra o Novo Hamburgo

Após garantir a liderança da primeira fase do Gauchão, o Tricolor chega com um ambiente tranquilo e motivado pelos 93% de aproveitamento para os dois jogos mais importantes do ano até então.

Nesta quarta, às 20h, em Brasília, confronto contra o Campinense pela 1ª fase da Copa do Brasil. A equipe de Renato joga pelo empate para avançar de etapa. Depois, no domingo, na Arena, o primeiro clássico Gre-Nal de 2023.

O treinamento desta segunda-feira será com portões fechados e o último em Porto Alegre antes da viagem a Brasília, agendada para manhã de terça. O técnico Renato adota mistério em relação ao time para a estreia na Copa do Brasil. Vina e Ferreira disputam uma posição entre os 11 titulares.

Participações diretas em gols

  1. Luís Suárez – 11 (oito gols e três assistências)
  2. Bitello – 7 (quatro gols e três assistências)
  3. Franco Cristaldo – 6 (dois gols e quatro assistências)
  4. Ferreira – 3 (um gol e duas assistências)
  5. Éverton Galdino e Bruno Alves- 2 (dois gols)


Veja também