Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O duelo com a Chapecoense nesta segunda-feira será o pontapé inicial de uma série fundamental para o Grêmio no Campeonato Brasileiro e pode resultar na saída do time da zona de rebaixamento, no melhor dos cenários possíveis.

Os próximos três jogos do Grêmio serão contra times que brigam na zona do Z-4, Chapecoense, São Paulo e Cuiabá. O Tricolor é o 19º com sete pontos ganhos, abaixo do São Paulo (16º com 15), do América-MG e do Cuiabá (17º e 18º, ambos com 14 pontos).

Todos os adversários já entraram em campo e pontuaram na rodada, o que obriga o Tricolor a vencer a Chapecoense. Nesse caso, a distância para o primeiro time fora do Z-4, que hoje é de oito pontos, cairia para cinco e poderia ser superada nas duas rodadas seguintes.

– Sabemos e temos uma cronologia de possibilidade de pontos e até onde nós podemos chegar em número de jogos para atingirmos o 16º, 15º lugar. É importante fazer bons jogos contra todos. Temos que somar pontos, não adianta. É importante que a gente tenha um bom rendimento, são adversários diretos neste momento – comentou Felipão.

Os próximos jogos do Grêmio no Brasileirão:

  • 09/08 – Grêmio x Chapecoense – Arena do Grêmio
  • 14/08 – São Paulo x Grêmio – Morumbi
  • 18/08 – Cuiabá x Grêmio – Arena Pantanal

Na 16ª rodada, o Grêmio vai ao Morumbi para jogar contra o São Paulo, no próximo fim de semana. Um confronto que, se vencido, pode alavancar o time gaúcho na briga dentro do Z-4. Na rodada, Chape e América-MG se enfrentam na Arena Condá, e o Cuiabá recebe o Athletico.

Depois, no dia 18, o Grêmio tem o jogo atrasado contra o Cuiabá, na Arena Pantanal. Esses três pontos em disputa podem aproximar a equipe de Felipão da tão sonhada saída da zona de rebaixamento, embora isso obviamente dependa dos resultados das outras equipes e do próprio Grêmio até lá.Precisamos ter um padrão de jogo, uma identidade com o Grêmio todos os jogos. Mostramos as diferenças dos jogos, mas são três pontos iguais. Temos que ter o mesmo foco e dedicação em todos os jogos”— Felipão, técnico do Grêmio

Além do Cuiabá, o Grêmio também tem um jogo atrasado com o Flamengo, pela segunda rodada, por disputar. Esta partida ainda não tem data marcada para ocorrer.

Para o confronto desta noite, o Grêmio terá o reforço do centroavante Miguel Borja. O colombiano foi regularizado na CBF e pode fazer a estreia pelo clube gaúcho na Arena. Rafinha, Maicon e Douglas Costa também foram relacionados, mas devem iniciar no banco de reservas.



Veja também