Fora da disputa do título do Brasileirão, o Grêmio vive sua pior sequência sem vencer desde 2016. São seis jogos de jejum. Para tentar encerrar a má fase, o Tricolor enfrentará um rival que ainda não venceu na temporada: o Santos. O duelo ocorre nesta quarta-feira, às 16h, na Arena, pela 34ª rodada do Brasileirão.

A queda na tabela vem acompanhada de um desempenho abaixo no mês de janeiro, com apenas 33% de aproveitamento em sete jogos. Destes, venceu apenas um, o primeiro do ano, contra o Bahia. De lá para cá, o Tricolor tem quatro empates e duas derrotas.

O Grêmio não ficava tanto tempo sem saber o que é uma vitória desde 2016. No total, foram sete partidas de jejum (confira a lista abaixo). Na ocasião, a sequência negativa culminou com a demissão do técnico Roger Machado, após dois empates e três derrotas.

Renato chegou ao sexto jogo seguido sem vitória no empate com o Coritiba — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Renato chegou ao sexto jogo seguido sem vitória no empate com o Coritiba — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O treinador interino James Freitas assumiu a equipe, mas o panorama não mudou: mais uma derrota na conta. Renato, então, chega para sua estreia diante do Athletico-PR, no duelo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. O Grêmio perdeu o jogo por 1 a 0, mas se classificou nos pênaltis.

Desde lá até hoje, o Tricolor nunca havia ficado seis jogos sem vencer – a série chegou a sete, já com Renato no comando.

A última sequência negativa do Grêmio

  • 28/08/16: Grêmio 1×1 Atlético-MG (22ª rodada do Brasileirão)
  • 04/09/16: Botafogo 2×1 Grêmio (19ª rodada do Brasileirão)
  • 07/09/16: Coritiba 4×0 Grêmio (23ª rodada do Brasileirão)
  • 11/09/16: Grêmio 0x0 Palmeiras (24ª rodada do Brasileirão)
  • 14/09/16: Ponte Preta 3×0 Grêmio (25ª rodada do Brasileirão)
  • 18/09/16: Grêmio 0x1 Fluminense (26ª rodada do Brasileirão)
  • 21/09/16: Grêmio 0 (4)x(3) 1 Athletico-PR (oitavas da Copa do Brasil)

Rival com gosto amargo

Para completar o combo de desafios, o Grêmio terá pela frente um tabu: vencer o Santos, algo que ainda não ocorreu nesta temporada. O Tricolor perdeu por 2 a 1 para o Peixe no primeiro turno do Brasileirão, na 15ª rodada, na Vila Belmiro.

As equipes se enfrentaram também nas quartas de final da Libertadores. Primeiro, empate em 1 a 1 na Arena, depois uma derrota gremista com goleada sofrida por 4 a 1.

Em um contexto maior, o Grêmio tem apenas duas vitórias nos últimos 10 jogos diante do rival paulista. Foram ainda quatro empates e quatro derrotas.

Uma vitória na tarde desta quarta-feira contra o Santos representa reaproximação ao G-4 do Brasileirão. Assim como passará confiança para o mês de fevereiro, que terá no fim dele as finais da Copa do Brasil contra o Palmeiras.



Veja também