
A vitória sobre o Atlético-MG fora de casa pelo Brasileirão deu fôlego para o Grêmio digerir com um pouco mais de facilidade a eliminação na semifinal da Libertadores. Além disso, contou com o empate do São Paulo e está agora a apenas um ponto de entrar no G-4, que se tornou o principal objetivo nesta reta final de ano. O torcedor começa a fazer as contas, e o GloboEsporte.com mostra as probabilidades do Tricolor entrar diretamente na fase de grupos da competição continental em 2019.
Após 32 rodadas, o time de Renato Gaúcho soma 55 pontos, na quinta colocação – o São Paulo, em quarto, tem 57. De acordo com a média dos pontos corridos – desde 2006 –, precisa chegar aos 63 ao fim dos seis jogos que restam para o fim do Campeonato Brasileiro (55,2%). Neste caso, a situação é até confortável, pois faltariam oito pontos para tanto, ou 44% de aproveitamento.
Porém, o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, dá 45% de chances para o Grêmio atingir a meta. E alerta que este Brasileirão é um dos mais disputados na ponta de cima. O número “mágico” para o G-4 seria 68. Ou seja, o Grêmio precisaria somar mais 14 pontos, o que corresponde a um rendimento de 77,7%.
PROBABILIDADES DE G-4
Projeção | Pontuação após 38 rodadas | Do que o Grêmio precisa |
Média dos pontos corridos | 63 pontos | 8 pontos em 6 rodadas, ou 44% |
Aprov. do atual 4º (São Paulo) | 67 pontos | 13 pontos, ou 72% |
Infobola | 68 pontos | 13 pontos, ou 72% |
É o mesmo caso se o tricolor paulista mantiver o desempenho atual. Com 59,4%, atingiria 67 pontos. Assim, os gaúchos necessitariam somar ao menos 68, para não depender de critérios de desempate.
– Infelizmente, é o que nos restou. Tenho certeza que todo mundo ficou muito triste pelo que aconteceu na Libertadores. Mas agora é virar a página. A gente tem um objetivo dentro do Campeonato Brasileiro bem claro, que é conseguir essa vaga. E precisamos muito do apoio deles (torcedores) – afirmou Ramiro.
O Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) contabiliza somente a possibilidade de Libertadores para o G-6, com as duas vagas que levam à fase eliminatória da competição, que já começa em janeiro. Para garantir um destes postos, 59 pontos seriam suficientes.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2018/11/03/ramiro_ohYVQb9.jpg)
No Brasileirão do ano passado, o Grêmio chegou a brigar com o Corinthians pelo título. Mas as chances diminuíram a partir do momento que o tri da América se avizinhava. O rendimento caiu, e o Tricolor terminou no quarto lugar que hoje lhe convém. Fez 62 pontos, com 54,3% de aproveitamento.
– O importante é se manter concentrado, focado. Faltam seis jogos no Brasileiro agora. Temos que fazer grandes jogos, como foi aqui hoje (sábado, contra o Atlético-MG), para que a gente possa ficar entre os quatro e ir direto para a Libertadores ano que vem – disse Alisson.
Com a semana cheia para trabalhar e recuperar lesionados, como Maicon, Kannemann e Luan, o Grêmio volta aos treinamentos na tarde desta terça-feira. No próximo domingo, enfrenta o Vasco, na Arena, pela 33ª rodada do Brasileirão. O Tricolor é o quinto colocado, com 55 pontos.