O Grêmio tem seis rodadas restantes para se salvar do rebaixamento. Em busca de uma série de vitórias seguidas, tem um alento: venceu os próximos três adversários no primeiro turno do Brasileirão. Ao mesmo tempo, o Tricolor encara a Chapecoense, na Arena Condá, no sábado, e não ganha fora de casa há dois meses, com sete derrotas no período.

A sequência que se apresenta para o Grêmio é de três jogos em sete dias. Primeiro pegará a Chape pela 34ª rodada, depois recebe o Flamengo na terça-feira na Arena em jogo atrasado da 2ª rodada. E na sexta visita o Bahia em confronto direto na briga contra o Z-4 pela 36ª rodada.

O Tricolor venceu a Chape de virada por 2 a 1 no primeiro turno, assim como bateu o Fla por 1 a 0 no Maracanã e aplicou 2 a 0 em cima do Bahia na Arena. Significa um terço das vitórias até agora conquistadas no Brasileiro. Repetir esses resultados é essencial para o Grêmio, que mesmo com a vitória sobre o Bragantino, segue sete pontos distante do primeiro time fora do Z-4.

– Nosso pensamento é ir para mais uma vitória, sem dúvida, não podemos pensar em outra coisa. Respeitamos as equipes que vêm pela frente, mas a gente precisa ganhar. A gente precisa engrenar essa segunda vitória para sem dúvida jogar uma decisão contra o Flamengo de permanência – comentou Diego Souza.

Grêmio comemora gol contra a Chapecoense pelo Brasileirão — Foto: Lucas Bubols/ge.globo

Grêmio comemora gol contra a Chapecoense pelo Brasileirão — Foto: Lucas Bubols/ge.globo

Uma curiosidade das três partidas é que Borja marcou um gol em todos essas vitórias. Para este sábado, o atacante está de volta após defender a seleção colombiana, assim como Villasanti e Gabriel Chapecó.

Jogos restantes para o Grêmio

  • 20/11 – Chapecoense x Grêmio – 34ª rodada – (venceu no 1º turno)
  • 23/11 – Grêmio x Flamengo – 2ª rodada – (venceu no 2º turno)
  • 26/11 – Bahia x Grêmio – 36ª rodada – (venceu no 1º turno)
  • 02/12 – Grêmio x São Paulo – 35ª rodada – (perdeu no 1º turno)
  • 05/12 – Corinthians x Grêmio – 37ª rodada – (perdeu no 1º turno)
  • 09/12 – Grêmio x Atlético-MG – 38ª rodada – (perdeu no 1º turno)

Ao mesmo tempo que a sequência aponta resquícios de esperança para a torcida gremista, por outro lado, o Grêmio terá que quebrar um jejum de dois meses sem vencer fora de casa.

São sete derrotas seguidas como visitante nesse intervalo: Athletico-PR, Santos, Fortaleza, Atlético-GO, Atlético-MG, Inter e América-MG.

Essa vitória fora (se vier) nos dá mais confiança, nos deixa acreditar que podemos sair desta situação. E a gente pega o Flamengo na nossa casa onde ganhando, clareia bastante para um final de ano feliz.— Diego Souza

Coincidência ou não, a última vez que o Grêmio venceu longe da Arena foi naquele 1 a 0 no Maracanã em cima do Flamengo, ainda sob comando do ex-técnico Felipão, em 19 de setembro.

A derrota do Bahia para o Sport na noite de quinta devolveu o Grêmio à 19ª colocação, embora o Leão tenha dois jogos a mais que o Grêmio.



Veja também