
Além de um clássico do futebol brasileiro, Flamengo x Grêmio terá vários ingredientes de uma decisão na noite desta quarta-feira, pela 36ª rodada do Brasileirão. Pelo lado gaúcho, há a chance de devolver a eliminação nas quartas de final da Copa do Brasil, há três meses. Ainda, a equipe de Renato Gaúcho pode ficar a apenas um ponto de diferença do Rubro-Negro, hoje vice-líder.
O encontro entre Grêmio e Flamengo no mata-mata da Copa do Brasil se deu na primeira quinzena de agosto. No dia 1º, na Arena, os donos da casa saíram na frente ainda no primeiro tempo, com gol de Luan. Mas o time recuou na etapa final e viu o empate do garoto Lincoln aos 48.
Duas semanas depois, foi a vez do Grêmio ir ao Maracanã. E tudo se resolveu logo aos quatro minutos de partida, após Éverton Ribeiro se aproveitar de uma falha de Bruno Cortez e marcar o gol da vitória flamenguista. Os gaúchos tiveram poucas oportunidades para empatar e levar a decisão aos pênaltis. Assim, o Flamengo passou para a semifinal.
– Grêmio e Flamengo é um grande clássico do futebol brasileiro. É no Maracanã, já nos enfrentamos na Copa do Brasil. É duro para a gente, mas também para eles. Pode ter certeza que vai ser um grande jogo – disse Renato em entrevista coletiva no último domingo.
Porém, entre os dois jogos da Copa do Brasil, houve o embate do primeiro turno do Brasileirão, novamente na Arena. Com uma formação reserva, o Grêmio bateu o Flamengo por 2 a 0.
Nesta quarta, é a vez também dos cariocas tentarem a revanche para seguir no encalço do líder Palmeiras. Por outro lado, se os gaúchos vencerem, ficam a apenas um ponto do Rubro-Negro.
– A gente encontrou dificuldades, creio mesmo, na Copa do Brasil aqui em casa. Acabamos bobeando nos minutos finais e perdemos o jogo aqui (na verdade, foi empate em 1 a 1). Estudamos (o Flamengo), o professor vem passando para a gente estar bem preparado, fazer uma excelente partida e conseguir essa vitória – comentou Everton.
O Grêmio é quarto colocado na tabela, com 62 pontos. Já o vice-líder Flamengo soma 66. O histórico recente mostra equilíbrio. Nas últimas 10 partidas, são cinco vitórias do Tricolor, quatro do Fla e somente um empate. O duelo na ponta de cima da classificação ocorre às 21h45 desta quarta, no Maracanã.