Grêmio eleva confiança com vitória sobre o Londrina e amplia série invicta para se fortalecer no G-4

Grêmio faz 1 a 0 sobre o time paranaense na Arena e, com garantia de mais uma rodada entre os quatro primeiros, respira ares mais leves

29 de junho de 2022 - Às 08:15
Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Pela terceira rodada consecutiva, o Grêmio permanece no G-4 da Série B. A vitória contra o Londrina por 1 a 0, mesmo sem espetáculo, permitiu ao time de Roger Machado um “respiro” na parte de cima da tabela, mas também eleva a confiança para a sequência do campeonato.

Com a vitória, o Grêmio foi aos 24 pontos e se garantiu em quarto. Abriu quatro pontos do Sport, quinto, que perdeu para o Cruzeiro. O Tombense pode chegar a 23 e o Criciúma a 22 ao término da rodada após jogos com CRB e Náutico, respectivamente, ambos como visitantes.

Depois de empatar com CSA em Maceió, o Tricolor voltou a sofrer mudança no esquema tático na noite de terça. Contra o Londrina, Roger abriu mão da formação com os três zagueiros e colocou Campaz entre os titulares.

O colombiano entrou para fazer a função de meia, mas teve liberdade para flutuar do meio para frente e demonstrou bastante mobilidade. Alternando momentos pelo lado esquerdo e pela direita.

A mudança foi suficiente para, nos primeiros 15 minutos, o Grêmio decidir a partida. Campaz ajudou Bitello na roubada de bola na meia esquerda, que tocou para Biel tabelar com Diego Souza e fazer o gol da vitória. Foi o primeiro do atacante com a camisa tricolor. Foi por pouco tempo, mas mostrou um time com mais facilidade para jogar

Depois que os princípios básicos já estão estruturados, já pode mexer na estrutura tática do time que os jogadores se adaptam. Estamos na busca desse jogador (meia). Tenho conversado com o Campaz, que busque dar dinâmica ao nosso meio-campo. Vai controlar o jogo ou vai segurar, driblar. O que viemos buscando é mais regularidade na partida, o futebol dele é mais solto na zona central, pode se locomover de ambos os lados – analisou Roger

O resultado desta terça-feira não veio acompanhado de grande espetáculo. Porém, nada diferente dos últimos jogos. Mesmo quando vence, o Grêmio não tem apresentado um futebol de encantar pela qualidade.

Mas com mais três pontos e a estadia na quarta posição garantida, a equipe ganha confiança, algo importante antes de um confronto direto contra o Bahia. Roger conteve a euforia, mas não deixou de valorizar o momento.

Série invicta

A vitória diante do Londrina fez o Grêmio atingir a marca de nove jogos sem perder na Série B do Brasileirão. O time de Roger não é derrotado desde a partida contra o Cruzeiro, na sexta rodada da competição, no dia 8 de maio.

Já são quase dois meses sem deixar uma partida zerado. O outro lado desse recorte, são seis empates e apenas três vitória. Se contar o duelo da Recopa Gaúcha, que o Tricolor superou o Glória de Vacaria por 5 a 0, já são dez jogos sem perder.

Mas na Série B, a equipe balançou a rede sete vezes nessas últimas nove partidas e foi vazado em apenas dois jogos. A sequência de invencibilidade passa também por diferentes esquemas táticos. Desde então, o técnico usou formações com dois zagueiros e linha de três defensores, mas a solidez defensiva foi mantida.

Depois que se trabalha os conceitos, a estrutura fica fácil de mexer, pois são posições que só mudam a ordem. Todo sistema no final não tem a mesma origem, mas a posição final é muito parecida. Não vou abandonar não (esquema com três zagueiros), vamos trabalhar para usar em outras oportunidades também – explicou o técnico.

Continuam os mesmos pés no chão. O campeonato não acaba aqui, mas a confiança de estar no G-4 eleva a moral do grupo. A permanência no G-4 gera uma atmosfera positiva.

— Roger Machado

– Não vamos subir em junho, falei para os atletas, Cruzeiro e Vasco ganharam cinco ou seis jogos por 1 a 0 e dispararam no começo da competição. Nós oscilamos no começo e agora estamos engrenando. O cenário da projeção não muda, mas sem dúvida gera muito mais otimismo – destacou o treinador.

Além desta série sem derrotas, o Tricolor igualou o maior número de rodadas consecutivas no G-4. São três jogos segudos dentro da zona de classificação para a Série A, o máximo até agora.

O Grêmio retorna a campo no próximo domingo, às 16h, quando visita o Bahia, na Arena Fonte Nova, que briga por vaga na Série A. Mesmo se a equipe gaúcha vencer, não ultrapassa o adversário, por conta do número de vitórias, mas iguala o número de pontos.

Para esse jogo, o técnico não conta com dois titulares. Villasanti e Biel levaram o terceiro cartão amarelo e estão fora da próxima rodada. Para a vaga do paraguaio, Thiago Santos e Sarará aparecem como opções. No ataque, Elias é a principal alternativa.



Veja também