Foto: Lucas Uebel / Grêmio

Sem poder contar com Lucas Barrios, lesionado, Renato Gaúcho encontrou numa formação com quatro volantes de origem a solução para armar seu Grêmio nas vitórias sobre Bahia e Fluminense, pelo Brasileirão. O Tricolor até não apresentou o futebol vistoso das atuações anteriores nas duas partidas, mas foi cirúrgico para seguir na cola, a um ponto, do líder Corinthians. E não é exagero dizer que os resultados positivos passaram pelo quarteto Michel, Arthur, Maicon e Ramiro no meio-campo.

Os números estão aí para provar. Passadas sete rodadas do Nacional, o Grêmio lidera duas estatísticas que são chave na região central do campo. O Tricolor é a equipe que menos erra passes e que mais rouba bolas entre os 20 clubes que disputam o Campeonato Brasileiro, de acordo com as estatísticas do GloboEsporte.com.

Os comandados de Renato Gaúcho erraram 192 passes nas sete partidas, com média de 27,43 por jogo. O segundo time mais efetivo no quesito é o Fluminense, com 207 erros e média de 29,57. Nas roubadas de bola, o páreo é mais acirrado com o segundo colocado. Os gremistas já desarmaram os adversários para recuperar a posse 116 vezes, com média de 16,57 por duelo. O Botafogo figura logo atrás, com 111 roubadas e média de 15,86.

RANKING DE ROUBADAS DE BOLA

Posição Clubes Roubadas Média
Grêmio 116 16,57
Botafogo 111 15,86
Bahia 106 15,14
Ponte Preta e Coritiba 103 14,71
Palmeiras e Sport 98 14

Entre tanta precisão, o volante Arthur desponta como destaque tanto na precisão dos passes quanto na obstinação para desarmar os adversários. Não à toa, é visto como peça-chave para dar equilíbrio à equipe que apresenta o futebol tido por muitos como o melhor do país.

O garoto é o terceiro atleta que mais roubou bolas no Brasileirão, com 20 em seis jogos. A média por partida no quesito (3,33) é melhor que a do líder, Jucilei, que tem 23, mas em sete duelos. De quebra, ainda é o vice-líder no número de passes certos: são 369, contra 370 de Guilherme Arana, de acordo com o portal de estatísticas Footstats.

TIMES COM MENOS PASSES ERRADOS

Ranking Clubes Passes errados Média
Grêmio 192 27,43
Fluminense 207 29,57
Flamengo 209 29,86
Chapecoense 211 30,14
Atlético-PR 214 30,57

Por falar em passes certos, a efetividade do quarteto de volantes impressiona. Na última quinta-feira, contra o Fluminense, Arthur acertou 95% dos passes tentados no Maracanã, seguido de Ramiro e Maicon, com 93% de acerto, e de Michel, com 90%, também segundo o site Footstats.

O desempenho positivo é fruto de trabalho e ajustes no dia a dia de treinamentos, que começaram a aflorar e ter resultados dentro de campo depois da pausa de cerca de 10 dias pela eliminação na semifinal do Gauchão. A boa fase, porém, não faz o técnico Renato Gaúcho se acomodar. O próprio treinador afirmou, após o triunfo em solo carioca, que precisa fazer correções na equipe, em especial na formação com quatro volantes, bem mais recente.

O Tricolor passou a atuar dessa forma a partir da última segunda-feira, na vitória sobre o Bahia. Os ajustes, porém, são mantidas em sigilo pelo comandante, que irá discuti-los apenas com seus atletas. Uma questão que pode apresentar mudanças é o posicionamento de Maicon, que atuou mais adiantado, como meia, diante do Fluminense

“Eu havia falado com Maicon e com o Arthur, antes do jogo. Depois, no intervalo, mudei de posição. É um assunto que vou ter com eles. Sempre buscamos o melhor para o time, para o grupo. Ganhamos do Bahia e do Fluminense. Mas tenho que respeitar no momento que o jogador não se sente bem em uma posição. Tem muito o que evoluir”. (Renato Gaúcho)

Vice-líder do Brasileirão com 18 pontos – um a menos que o líder Corinthians –, o Grêmio treina nas manhãs deste sábado e no domingo. Na segunda-feira, o Tricolor encara o Cruzeiro, às 20h, no Mineirão, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro, para buscar a 10ª vitória seguida com o time titular.



Veja também