Foto: Lucas Uebel

O cenário para a renovação de Luan com o Grêmio segue praticamente inalterado. Mas as conversas voltaram a ocorrer após o duelo com o Botafogo, pela Libertadores, e devem ter um novo capítulo ainda nesta semana. Clube e representante do jogador ainda não chegaram a um acerto sobre a valorização salarial do camisa 7.

O Grêmio já tinha montado uma oferta que coloca Luan entre os maiores salários do clube, inclusive com aceno positivo. No entanto, houve assédio europeu e convocação para a Seleção no meio do caminho, além dos títulos de 2016. Ou seja, o pedido feito pela parte do jogador no início das tratativas, no ano passado, só foi oferecido agora. E o entendimento é de que Luan se valorizou ainda mais desde então.

Por isso o Grêmio faz ajustes na sua proposta. Após o jogo com o Botafogo, houve um encontro com o empresário do jogador, Jair Peixoto, sem nenhum avanço. As conversas, porém, seguem em bom nível e devem ser retomados ainda nesta semana, aproveitando o período de recuperação de lesão do atleta.

A projeção, porém, é de que os valores que serão oferecidos pelos gremistas ainda estejam abaixo do pretendido por Luan, atualmente em faixa salarial intermediária no elenco. Se houver uma nova negativa, a próxima rodada de negociações ficaria para depois dos duelos pela semifinal da Libertadores, contra o Barcelona de Guayaquil.

– Podemos ter um novo encontro nesta semana. A proposta já existe, coloca o jogador entre os altos salários do Grêmio. Não tem uma nova proposta, são algumas alterações. É questão de aceitação, acho que vai bem. As conversas estão acontecendo em alto nível – disse o diretor de futebl Saul Berdichevski ao GloboEsporte.com.

Outro ponto discutido é sobre a multa rescisória do próximo contrato. O Grêmio é irredutível em manter o valor na casa dos 25 milhões de euros, pouco acima da oferta feita pelo Spartak Moscou, da Rússia, na janela de transferências passada e que foi rechaçada pelo atleta. Pelo lado de Luan, entretanto, a quantia é vista como fora da realidade do mercado. Mais um nó a ser desatado.

Pela importância de Luan para o time, o estafe do jogador também entende que ele deve receber o maior salário do elenco, de maneira isolada. Algo que ainda não aparentou entrar nos planos do Grêmio durante as conversas – a oferta gremista o coloca no mesmo nível de jogadores com altos salários como Geromel, Marcelo Grohe e Maicon. Mas o clube já confirma que pagará retroativo desde o início deste ano para sua estrela.

O principal problema enfrentado pelo Grêmio é o gargalo do contrato. O vínculo com Luan encerra dia 17 de setembro de 2018. O que dá a possibilidade dele assinar pré-contrato com outra equipe a partir de março. Algo que já foi publicamente rechaçado pelo atacante, que afirmou que não irá deixar o Grêmio de graça após a vitória da seleção brasileira sobre o Equador, na Arena.

Na última janela de transferências, Luan recebeu duas propostas: uma do Spartak Moscou, que foi aceita pelo Grêmio, mas recudada pelo jogador; e a do Sampdoria, da Itália, que não chegou aos valores pretendidos pelo clube gaúcho.



Veja também