
A ideia do presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) Francisco Novelletto de realizar o Gre-Nal da primeira fase do Gauchão com metade do público de colorados e metade de gremistas é vista com bons olhos na Arena. Por outro lado, no Beira-Rio, ninguém se manifesta sobre o tema para o duelo válido pela última rodada, marcado para o dia 11 de março.
Novelletto afirmou que tem o desejo de celebrar o centenário da entidade com o clássico dividido de forma igualitária entre as duas equipes. O mandatário tricolor, Romildo Bolzan, se entusiasmou com a sugestão, mas reconheceu que seria preciso ver a situação dos sócios, já que há um contingente de colorados que tem entrada garantida no estádio Beira-Rio.
– Eu sou simpático a esta ideia, mas preciso respeitar a questão dos sócios. O mando é do Inter e há esta situação, que precisa ser articulada – comenta Bolzan ao GloboEsporte.com.
Os dirigentes do Inter, procurados pelo GloboEsporte.com, não responderam as ligações e mensagens. A assessoria do presidente Marcelo Medeiros disse que o mandatário não se pronunciará sobre o assunto neste momento.
No único Gre-Nal do ano passado, empatado em 2 a 2 na Arena, só foram comercializados 2,5 mil ingressos para os visitantes, além dos 1,1 mil da torcida mista, o que representam cerca de 7,2% da capacidade de público da casa gremista.
Novelletto, no entanto, afirmou que para consolidar seu plano precisa dos avais da Brigada Militar e do Ministério Público. O Comando de Policiamento da Capital não tem uma definição porque o tema ainda precisa entrar em pauta.
“Vemos com bons olhos. Há as questões de segurança, mas o ato demonstra que as pessoas de bem estarão no estádio e terão ideias proveitosas do passado”. (Márcio Bressani, titular da Promotoria do Torcedor do RS)
O Ministério Público, por sua vez, compartilha o sentimento dos tricolores. Márcio Bressani, da Promotoria do Torcedor, afirma que conversará com as partes, mas acredita que tal ideia é mais um passo para a pacificação nos estádios.
– A Promotoria tem trabalhado com a ideia de ampliação da torcida visitante. Começamos com a situação gradual. Fizemos a torcida visitante até a mista, mas nunca desprezamos o visitante puro, que prefere ver com os torcedores do seu time. Vemos com bons olhos. Há as questões de segurança, mas o ato demonstra que as pessoas de bem estarão no estádio e terão ideias proveitosas do passado – declara Bressani.
Resta esperar as reuniões e ver se ocorrerá evolução nas tratativas. Até a disputa do clássico, a tendência é que ambos confirmem o favoritismo e já estejam classificados às quartas de final. Para isso, precisam somar pontos. O primeiro passo será na estreia da competição. Nesta quarta-feira, o Grêmio enfrenta o São Luiz em Ijuí. Na quinta, o Inter recebe o Veranópolis no Beira-Rio.