Apesar da temporada 2020 ainda não ter acabado, o Grêmio trabalha aos poucos as pendências de jogadores que pertencem ao clube, mas não estão no Tricolor. A lista de emprestados tem oito nomes, e dois deles devem retornar para serem observados e utilizados no elenco principal.

Ao mesmo tempo, o clube já definiu empréstimo de vários jovens para clubes do Campeonato Gaúcho de 2021. A diretoria garante que só começará efetivamente a executar o planejamento da próxima temporada após as finais da Copa do Brasil, marcadas para os dias 28 de fevereiro e 7 de março.

– Posso assegurar que o Grêmio terá em 2021 um elenco e um time muito forte, competitivo e como sempre envolvidos em todas grandes disputas do futebol brasileiro e sul-americano. Mas, neste momento, o nosso foco, trabalho, está todo ele com o objetivo de fazermos dois grandes jogos e conquistarmos a Copa do Brasil – afirmou o vice de futebol Paulo Luz.

Veja abaixo a situação de cada um deles:

Léo Chú

É o principal nome da lista de jogadores emprestados pelo Grêmio. O atacante se tornou titular do Ceará e teve bom desempenho no Campeonato Brasileiro. Por ora, a decisão é de incorporá-lo ao elenco como alternativa para o lado esquerdo ofensivo, até por conta da venda de Pepê ao Porto — o atacante vai para Portugal apenas em junho. O contrato vai até o fim de 2024.

Léo Chu, Ceará — Foto: Felipe Santos/CSC

Léo Chu, Ceará — Foto: Felipe Santos/CSChttps://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

Jhonata Robert

O meia-atacante está nos planos do clube gaúcho, mas está emprestado ao Famalicão, de Portugal, até junho de 2021. E não há no contrato nenhuma cláusula para pedir o retorno do jovem antes do final do vínculo. Portanto, Robert deve ser utilizado, mas só no segundo semestre. O estafe do jogador não foi contatado para um possível retorno.

Michel

O volante já está nas dependências do Grêmio e faz trabalhos físicos no CT Luiz Carvalho. Aguarda, ainda, questões mais definitivas sobre o seu futuro e se passará a ser aproveitado em 2021. Esteve emprestado ao Fortaleza no ano passado, mas retornou de maneira antecipada justamente por conta da necessidade de passar por cirurgia no joelho esquerdo. A lesão ocorreu em fevereiro, mas por conta da pandemia a operação foi feita apenas em agosto.

Jhona Robert, emprestado pelo Grêmio, em ação pelo Famalicão de Portugal — Foto: Divulgação/Famalicão

Jhona Robert, emprestado pelo Grêmio, em ação pelo Famalicão de Portugal — Foto: Divulgação/Famalicão

Lima

Outro nome emprestado ao Vozão, Lima alternou momentos como titular e reserva com Guto Ferreira. O meia-atacante interessa ao Ceará na próxima temporada e existe negociação em andamento sobre sua permanência. Não há indicação de ser reintegrado para 2021. Seu vínculo com o Grêmio se encerra em dezembro deste ano.

Matheus Frizzo

O volante, emprestado para Atlético-GO e depois Vitória, também tem tendência de atuar em outro clube em 2021. O Rubro-Negro baiano tenta a renovação, mas a permanência na Bahia é improvável. Ao mesmo tempo, clubes da Série A e B fizeram sondagens e manifestaram interesse pelo meio-campista. É possível que o futuro do jogador seja definido ao final desta semana.

Frizzo em treino no Vitória — Foto: Letícia Martins / EC Vitória / Divulgação

Frizzo em treino no Vitória — Foto: Letícia Martins / EC Vitória / Divulgação

Machado

O meio-campista disputou a Série B com o Cruzeiro, que tem interesse em mantê-lo para a competição em 2021. As duas diretorias conversam e devem ajustar um novo empréstimo do volante, que tem contrato com o Grêmio até o final de 2021.

Juninho Capixaba

O lateral-esquerdo já renovou contrato com o Bahia até dezembro de 2021. O novo documento, inclusive, já foi até publicado no Boletim Informativo Diário da CBF. Capixaba está vinculado ao Tricolor até fevereiro de 2023.

Phelipe Megiolaro

O goleiro renovou empréstimo com o Dallas, da MLS, até o meio de 2021. Permanecerá lá até junho. O clube norte-americano já também manifestou intenção de exercer a opção de compra e ficar com Megiolaro em definitivo, mas isso ainda precisará ser efetivado.

Kaio

O volante estava emprestado para o Paraná até o final da temporada 2020. O jogador se despediu do Grêmio, já que seu contrato acabou também em dezembro do ano passado.



Veja também