Lucas Uebel/DVG/Grêmio

O Grêmio entrou em férias oficialmente nesta segunda-feira. Mas o planejamento da pré-temporada de 2020 está definido. Resta a definição da permanência do técnico Renato Gaúcho para tocar de vez as primeiras movimentações do clube no mercado por reforços e também a utilização dos jovens da base nas primeiras rodadas do Gauchão.

Liberado desde a vitória sobre o Cruzeiro na penúltima rodada do Brasileirão, o elenco principal se apresenta em 9 de janeiro para treinamentos no CT Luiz Carvalho, em Porto Alegre.

O primeiro jogo oficial do Grêmio no ano que vem ocorre 10 dias depois, na decisão da Recopa Gaúcha, contra o Pelotas, na Boca do Lobo. Por isso, a tendência é que a gurizada mandada a campo na derrota por 3 a 2 para o Goiás, no encerramento de 2019, seja utilizada novamente.

A maioria dos jogadores segue na disputa da Copa RS Sub-20 e depois continua os trabalhos visando o campeonato estadual. No dia 2, juntam-se a eles os jovens que já ultrapassaram a idade da competição.

— Isso é um critério técnico. O Renato com certeza já deve ter em mente, tendo em vista que o início do estadual antecedeu uma semana em relação a esse ano. E tem a decisão da Recopa Gaúcha 10 dias após a nossa reapresentação. É necessário alguns cuidados para o desenvolvimento da temporada ao longo de 2020 — avalia o diretor executivo do Grêmio Klauss Câmara.

O time de garotos que viajou a Goiânia chegou a virar a partida após sair atrás do Goiás no placar. Mas a falta de experiência cobrou seu preço, e o Grêmio perdeu por 3 a 2. Para o dirigente, fica registrada a forma como a equipe atuou, sem mudar de estilo.

Felipe e Isaque dividem no alto com Rafael Moura — Foto: Wildes Barbosa/O Popular

Felipe e Isaque dividem no alto com Rafael Moura — Foto: Wildes Barbosa/O Popular

— Foi uma demonstração muito clara do potencial que temos com os jovens, que puderam fazer um jogo de qualidade, na grandeza que o Grêmio exige. Mudamos os jogadores, mas não mudamos o jeito de jogar — comentou.

O Tricolor acabou o Brasileirão na quarta posição, com 65 pontos, e garantiu R$ 28 milhões nos cofres. A apresentação para 2020 está marcada para o dia 9 de janeiro.



Veja também