Jogadores e comissão técnica do Grêmio recém entraram de férias, mas já tem data para reapresentação. A pré-temporada irá durar cerca de um mês ao todo e o clube tenta adiar em uma semana o início do Gauchão para intensificar a preparação.

Com a Copa do Mundo do Catar, o calendário do futebol brasileiro sofreu alterações e as férias para o elenco do Grêmio começaram em novembro. A temporada encerrou no dia 3 de novembro, quando a equipe venceu o Brusque pela última rodada da Série B.

Antes mesmo de a nova diretoria assumir, o que ocorre após a eleição do dia 12, o planejamento do futebol já está traçado. A reapresentação dos jogadores e comissão técnica está prevista para o dia 7 de dezembro com a probabilidade maior de a pré-temporada ser realizada em Porto Alegre.

Com isso, o período natural de férias, de cerca de um mês, estará cumprido. Porém, está nos planos também um recesso que deve durar em torno de uma semana entre os feriadospaga de Natal e Ano Novo. Assim, os atletas são liberados antes do dia 25 de dezembro e retornam na primeira semana de janeiro.

O Campeonato Gaúcho está inicialmente previsto para começar a partir do dia 14 de janeiro, mas o Grêmio tenta adiar o início do estadual em uma semana para ganhar mais uns dias na preparação em 2023.

Renato conversa com elenco do Grêmio em treino no CT Luiz Carvalho — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Renato conversa com elenco do Grêmio em treino no CT Luiz Carvalho — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Futuro do Grêmio

No próximo sábado, os sócios do Grêmio irão definir o próximo presidente do clube. Os dois candidatos, Odorico Roman e Alberto Guerra, já manifestaram interesse na permanência de Renato e já iniciaram as conversas com o treinador.

Portanto, a manutenção do comando técnico é o cenário mais provável, até porque o próprio comandante já revelou o desejo de ficar em Porto Alegre. Não à toa, já começou a pensar a próxima temporada do Tricolor e montou uma lista de reforços.

Além dos jogadores que podem vir para o Grêmio para a próxima temporada, Renato também já deu aval para o Grêmio negociar a permanência de Biel. O atacante pertence ao Fluminense e veio por empréstimo com opção de compra. Foi um dos principais jogadores da temporada e tem boas perspectivas para ficar na capital gaúcha.

Independentemente de quem vencer as eleições, é possível que algumas caras diferentes sejam vistas no CT Luiz Carvalho a partir do dia 7 de dezembro. Além do departamento de futebol, que sofrerá alterações, os dois candidatos para substituir Romildo já falaram que é necessário uma reformulação no elenco.



Veja também