Quando pisar no gramado do Gigante de Arroyito para enfrentar o Rosario Central na estreia da Libertadores, o Grêmio estará há nove dias sem jogar. Para manter o ritmo até lá, aposta na dosagem das atividades e em um jogo-treino. Mas uma série de objetivos já foi cumprida para dar tranquilidade a Renato Gaúcho.

Após a vitória sobre o Veranópolis na última segunda-feira, o Tricolor manteve-se na liderança do Gauchão e garantiu a vaga nas quartas de final com três rodadas de antecedência. O período apenas para treinamentos foi avaliado pelo treinador como uma mão de duas vias.

– A parada é boa por um lado e ruim por outro. Boa porque temos tempo para treinar, mas ruim porque é um período muito longo. Por isso que deixei eles (titulares) jogando um pouco mais hoje (segunda-feira, contra o Veranópolis). Pode perder um pouquinho o ritmo. Vamos treinar e jogar – afirmou Renato em entrevista coletiva.

Gauchão garantido

A meta principal entre os gremistas para os primeiros meses do ano era chegar à Libertadores com certa tranquilidade no campeonato estadual. Tudo para evitar o que aconteceu em 2018, quando o time de transição não deu conta do recado, e os titulares precisaram ser utilizados às pressas.

Renato voltou de férias e anunciou que não usaria os jovens. Montou o time reserva em alguns jogos e deu certo. Ainda não perdeu, é o líder com quatro pontos de vantagem para o Inter, segundo colocado, tem o melhor ataque e a melhor defesa. Além de tudo, está matematicamente garantido nas quartas de final.

Elenco reforçado

Portaluppi mais uma vez pediu reforços para manter o Grêmio com sede de títulos em 2019. A direção supriu a saída surpreendente do goleiro Marcelo Grohe com a contratação de Julio César. Trouxe Rômulo e Montoya para o meio de campo após Ramiro ser negociado com o Corinthians. E não mediu esforços para bancar Felipe Vizeu e Diego Tardelli. Por outro lado, Jael foi para o Japão.

Outro jogador que ganhou status de reforço é Marinho. Depois de ficar devendo em 2018, o atacante prometeu que daria a volta por cima com a pré-temporada completa. Mas envolveu-se numa polêmica ao se oferecer ao Flamengo em um vídeo vazado nas redes sociais. Assumiu a culpa, ganhou a confiança de Renato e deve ser titular contra o Rosario Central.

Marinho começa ano com status de reforço — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Marinho começa ano com status de reforço — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Curso vencido

O futebol brasileiro entrou em férias em dezembro, mas muitos técnicos usaram o período para realizar o curso obrigatório da CBF. Renato Gaúcho compareceu somente ao primeiro dia de aulas. Mesmo com a polêmica instalada, prometeu voltar mais tarde, com o calendário já em andamento.

E o fez recentemente. Ausentou-se do trabalho em Porto Alegre por uma semana e deu prosseguimento ao processo de retirada da Licença A para treinadores da CBF. Agora, para encerrar o curso, precisa realizar trabalhos que podem ser feitos à distância. A preocupação passa a ser só dentro de campo.

Renato Gaúcho durante curso da CBF — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Renato Gaúcho durante curso da CBF — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Cronograma desenhado

O grupo tricolor ganhou folga na terça-feira e voltou aos trabalhos na quarta, com treino coletivo apenas para os reservas. Os titulares praticaram corrida leve no CT Luiz Carvalho. Mas tudo segue à risca o cronograma projetado pela comissão técnica. O planejamento, inclusive, está desenhado até o dia 6, quando entra em campo contra o Rosario.

A sexta-feira será de jogo-treino contra o Sindicato dos Atletas, com o intuito de manter o ritmo de jogo aos atletas. Durante o fim de semana de carnaval, nada de descanso. Haverá atividades nas manhãs de sábado, domingo e segunda antes da viagem em voo fretado à Argentina. Confira os detalhes abaixo:

  • Quinta-feira: treino no CT Luiz Carvalho, às 15h30
  • Sexta-feira: jogo-treino contra o Sindicato dos Atletas, às 15h30
  • Sábado: treino no CT Luiz Carvalho, às 9h30
  • Domingo: treino no CT Luiz Carvalho, às 9h30
  • Segunda-feira: treino no CT Luiz Carvalho, às 9h30, e voo fretado para Rosário às 15h
  • Terça-feira: reconhecimento do gramado
  • Quarta-feira: Rosario Central x Grêmio, às 21h30, no Gigante de Arroyito


Veja também