Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação / CP

Sem ter jogado no final de semana pelo Brasileirão, depois que sua partida com o Cuiabá foi adiada, o Grêmio retomou nessa segunda-feira as atividades, começando os preparativos para encarar o Santos, quinta-feira, na Arena. Tiago Nunes vem sendo questionado por não utilizar os garotos da base (um dos motivos pelos quais o ex-treinador Renato Portaluppi era cobrado pela diretoria e torcida) e não estar conseguindo fazer o meio-campo funcionar a contento. O Tricolor perdeu os seus três jogos disputados até agora no Brasileirão.

“Precisamos melhorar, porém temos jogadores muito qualificados. Passamos por um momento de dificuldade, mas temos de baixar a cabeça e trabalhar para retomar o rumo das vitórias. Passamos por situações que atrapalham, jogadores lesionados, voltando da Seleção com pouco ritmo. A médio prazo vamos estabilizar novamente e voltar a competir”, disse o técnico, logo após o jogo contra o Sport.

Nos trabalhos de ontem, Nunes orientou um treino tático, onde fez as correções de posicionamento e ajustes por setores, com mais ênfase no meio de campo. A certeza é de que a espinha dorsal, formada por Thiago Santos e Matheus Henrique está garantida – a dupla jogou a maioria das partidas comandadas por Nunes, à exceção de quando Matheuzinho esteve a
serviço da Seleção Olímpica.

Existe a possibilidade de que Jean Pyerre possa retomar a titularidade, mas Victor Bobsin corre por fora. Uma possível escalação gremista pode contar com Paulo Victor; Rafinha, Geromel, Kannemann e Cortez; Thiago Santos, Matheus Henrique e Jean Pyerre (Bobsin ou Luiz Fernando); Jhonata Robert (Luiz Fernando), Ferreira e Diego Souza. Douglas Costa, ainda sem a forma física ideal, deve aparecer só na etapa final.

Retornos 

Ainda ontem, o lateral Guilherme Guedes, o volante Fernando Henrique, o meia Pedro Lucas e o zagueiro Emanuel retornaram aos treinos da equipe profissional, depois de atuarem pelo time de transição na quinta-feira, diante do Coritiba, em vitória por 3 a 1, pelo Brasileiro Sub-23. Também ontem, quem apareceu nos trabalhos foram o meia-atacante Alisson e o zagueiro Ruan. O primeiro estava sendo integrado aos treinos desde a semana passada e participou de trabalho com bola no sábado. Alisson não joga desde o dia 23 de abril, em razão de uma lesão no tornozelo direito.

Ruan, por sua vez, estava fora devido a uma amigdalite. Hoje, a CBF realiza o sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil, às 16h. O regulamento mudou este ano. As 16 equipes estarão no mesmo pote e formarão os duelos conforme forem sorteadas. O mesmo acontecerá nas quartas de final, quando se define o chaveamento até as finais da competição, marcadas para 20 e 27 de outubro.

A CBF prevê que os jogos de ida e volta das oitavas de final da Copa do Brasil sejam realizados entre o final de julho e o começo de agosto: ida (28, 29 e 30 de julho) e volta (4, 5 e 6 de agosto). Além dos confrontos, a entidade também determinará os mandos de jogos. Junto do Grêmio, ainda participam do torneio Santos, São Paulo, Vasco, ABC, CRB, Bahia, Juazeirense, Athletico-PR, Criciúma, AtléticoGO, Atlético-MG, Vitória, Fortaleza, Fluminense e Flamengo.



Veja também