Taça Libertadores

A Libertadores de 2019 começa nesta segunda-feira para o Grêmio. A partir das 22h (de Brasília), a Conmebol realizará o sorteio das fases preliminares e da fase de grupos da competição em sua sede, em Luque, no Paraguai

O Grêmio enviará ao Paraguai o CEO Carlos Amodeo, o executivo André Zanotta, o diretor de futebol Deco Nascimento e o empresário Celso Rigo, parceiro do clube em algumas contratações.

Quarto colocado no Brasileirão, Grêmio será um dos cabeças de chave, junto com Palmeiras e Cruzeiro, no pote 1.

Os grupos são formados por um clube de cada pote. O regulamento, porém, não permite que equipes do mesmo país fiquem no mesmo grupo, a menos que alguma delas venha das fases prévias. Um clássico Gre-Nal, ao menos na primeira fase, está descartado, mas São Paulo ou Atlético-MG podem ser adversários da dupla.

  • Pote 1: campeão de 2018 e os sete times com melhor posição no ranking da Conmebol.
  • Pote 2: campeão da Copa Sul-Americana e sete equipes entre a 9ª e a 15ª posição do ranking.
  • Pote 3: oito clubes que estão entre as 16ª e 23ª posição no ranking da Conmebol.
  • Pote 4: quatro equipes vindas da fase 3 e quatro times entre a 24ª e 31ª posição do ranking.

O Grêmio, que tem tido sorte no sorteio nos últimos anos, foge dessas equipes na primeira fase. Mas também pode cair em um grupo complicado, ao lado de rivais como San Lorenzo (ARG), Rosario Central (ARG), LDU (EQU) ou até mesmo São Paulo ou Atlético-MG. A torcida dos gremistas, claro, é para rivais menos expressivos, como Sporting Cristal (PER), Jorge Wilstermann (BOL) e Deportivo Lara (VEN).

Primeira edição com final única, a Libertadores de 2019 começará no dia 22 de janeiro, com os confrontos de ida da fase prévia, e irá até o dia 23 de novembro, data marcada para a final única da competição, em Santiago. Os primeiros brasileiros a entrarem em campo serão São Paulo e Atlético-MG. Os confrontos de ida da segunda fase prévia serão entre os dias 5 e 7 de fevereiro.

Potes da fase prévia da Libertadores — Foto: Infoesporte

Potes da fase de grupos da Libertadores — Foto: Infoesporte



Veja também