
O Grêmio não deve buscar reforços para a vaga deixada por Arthur no grupo de Renato Portaluppi. O planejamento é dar continuidade a formação e aproveitar atletas da base. Apesar de todos destacarem a qualidade do novo reforço do Barcelona, a ideia é dar confiança para os jogadores que já estão no grupo.
“Quantas vezes na história, não só do Grêmio, mas clubes perdem peças importantes como o Arthur. Após a conquista da Copa do Brasil, perdemos o Walace e abriu espaço para o Arthur surgir. Estamos em conversas constantes com o Renato (Portaluppi) e sabemos que temos atletas de altíssimo nível nesta posição. Maicon, Cícero, Ramiro, Michel, Jaílson, Matheu Henrique, que é um jogador que acreditamos muito, Thaciano, enfim, temos vários jogadores para a posição e estamos com um elenco muito forte”, afirmou o gerente executivo de futebol do Grêmio, André Zanotta.
A ideia é compartilhada pelo diretor de futebol, Deco Nascimento, que fez questão de destacar que o Grêmio é um clube formador. “O Arthur é fruto de um trabalho metodológico que o Grêmio implantou desde de 2010. Ele surgiu dentro dessa metodologia, que é um processo de formação bem consolidado, por isso, formaremos outros Arthur. Esse processo não interrompe mais. É permanente e contínuo. Sempre vamos formar jogadores como o Arthur”, afirmou.
O próprio jogador fez questão de incentivar o grupo e deixar uma mensagem de otimismo para a torcida. “O Grêmio não é dependente de um jogador só. O clube tem elenco para bater de frente e conquistar títulos com ou sem o Arthur. Pela grandeza do Grêmio. Conhecendo o vestiário e todo o elenco, têm peças de reposição. Todos estão preparados e focados em honrar o manto gremista”, afirmou Arthur.
Ressarcimento, antecipação e participação no Joan Gamper
O gerente de futebol se negou a falar os valores que envolveram a transferência de Arthur para o Barcelona, mas revelou que a quantia que teria que ser paga em janeiro foi antecipada para julho. “Não posso passar os detalhes dos valores, pois tem questões de confidencialidade no contrato, mas ocorrerá a antecipação da parcela e o acréscimo de um valor para que ele fosse liberado agora em julho”, afirmou Zanotta.
O dirigente ainda falou sobre a possibilidade do Tricolor participar do Troféu Internacional Joan Gamper. A competição que é uma homenagem ao membro fundador, ex-jogador e presidente do clube catalão costuma ocorrer em agosto. O Grêmio chegou a ser sondado para participar da edição deste ano, mas, devido as três competições que está envolvido, declinou do convite.
“Temos a previsão do Grêmio participar do Joan Gamper. Ainda não foi determinado quando e os clubes ainda vão combinar, mas, a partir de 2019, há a possibilidade”, revelou o gerente. “Se não houver a disputa, o Grêmio será ressarcido”, completou.
Arthur ainda não sabe quando ocorrerá a viagem para Barcelona, mas o elenco do clube catalão se apresenta na próxima quarta-feira e o desejo do jogador é se apresentar junto com os novos companheiros.