Grêmio comprova evolução com classificação “segura” e mira igualar sequência invicta no ano

Tricolor não perde há dois meses e já acumula nove jogos de invencibilidade

3 de agosto de 2019 - Às 15:14

O questionamento ficou para trás. De contestado, o Grêmio recuperou a confiança e voltou a apresentar um futebol que, se ainda não encanta como antes, é sólido. A classificação tranquila às quartas de final da Libertadores confirma a evolução da equipe de Renato Gaúcho, que busca diante da Chapecoense, na próxima segunda, alcançar a melhor série da temporada.

Na quinta-feira, o Tricolor não importou-se em atuar no Defensores del Chaco, mesmo com o forte vento que soprou em Assunção. No Paraguai, o time gaúcho confirmou a superioridade contra o Libertad com uma vitória de 3 a 0 – 5 a 0 no placar agregado, contando o jogo de ida.

O desempenho chancelou a retomada que o ídolo gremista preconizava ainda durante a turbulência enfrentada no começo do Brasileirão e Libertadores. Renato garantia que o time, assim que esvaziasse o departamento médico, reencontraria o caminho das vitórias.

Classificado às quartas de final do torneio continental, o Grêmio enfrentará o Palmeiras. Ainda terá o Athletico-PR nas semifinais da Copa do Brasil e seguirá a luta para subir na tabela de classificação da Série A – hoje ocupa o 11º lugar, com 16 pontos.

– Eu falei que a parada seria benéfica. Tínhamos muitos atletas entregues ao departamento médico. O Grêmio completo é muito forte. Alguns acharam melhor criticar. Eu sabia que o grupo estaria recuperado e cresceria bastante. Tem sido assim nas três competições. Não é fácil você ir bem nas três. O Grêmio vai muito bem, obrigado – disparou Renato em Assunção.

Sequências invictas do Grêmio no ano

Novo Hamburgo 0 x 4 Grêmio Grêmio 1 x 0 Fortaleza
Aimoré 1 x 1 Grêmio Botafogo 0 x 1 Grêmio
Grêmio 3 x 0 Juventude Grêmio 1 x 1 Bahia
Grêmio 4 x 0 São Luiz Grêmio 2 x 1 Vasco
Caxias 0 x 3 Grêmio Bahia 0 x 1 Grêmio
Grêmio 6 x 0 Avenida Inter 1 x 1 Grêmio
Brasil de Pelotas 0 x 0 Grêmio Grêmio 2 x 0 Libertad
Grêmio 2 x 0 Veranópolis CSA 0 x 0 Grêmio
Rosario Central 1 x 1 Grêmio Libertad 0 x 3 Grêmio
Grêmio 3 x 0 São José-RS Grêmio x Chapecoense

Não bastasse isso, o time está há mais de dois meses invicto. A última derrota aconteceu em 1º de junho, quando o tricolor levou 1 a 0 do Bahia em duelo válido pela sétima rodada do Brasileirão. Desde então, acumula seis vitórias e três empates.

Caso não seja superado pela Chapecoense na segunda-feira, o Grêmio igualará o começo do ano, quando completou 10 partidas sem perder até ser derrotado por 1 a 0, curiosamente para o Libertad, na fase de grupos da Libertadores.

Grêmio está entre os oito melhores da Libertadores — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

Grêmio está entre os oito melhores da Libertadores — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

– Que bom que conseguimos reverter o que fizemos de errado. Sabia que ali não era nossa equipe. Nos cobramos bastante em treinamentos, em jogos também. Sabemos a maneira da nossa equipe jogar. Antes da parada, estávamos muito abaixo do que estamos acostumado a fazer. Na nossa equipe, não tem um só jogador que depende, é muito coletivo, um completa o outro – diz o capitão do time, Maicon.

Neste sábado, Renato começa a preparar a equipe para enfrentar a Chape, pela 13ª rodada do Brasileirão. Como não há jogos no meio de semana, o treinador deve escalar o time titular na segunda-feira, ou ao menos próximo disso. O Tricolor é o 11º colocado na classificação, com 16 pontos, e busca a vitória para tentar encostar no pelotão de cima.



Veja também