Apesar de a vitória sobre o Ceará no domingo aliviar o ambiente, o Grêmio chega nesta terça-feira ao 100º dia dentro da zona de rebaixamento do Brasileirão. O time tem dois jogos a menos, é verdade, mas o resultado na abertura do segundo turno é um impulso para Felipão projetar a saída do Z-4 na 29ª rodada.

O período, símbolo das dificuldades do Tricolor no Campeonato Brasileiro, ainda irá se estender por mais tempo na leitura do técnico. Apesar de toda satisfação com a melhora recente, Scolari vislumbra tirar a equipe do “atoleiro” apenas a partir da 10ª rodada do returno.

O técnico comandou o Grêmio em 10 jogos na competição e tem aproveitamento de G-4 neste período. Evita, porém, almejar coisas maiores dentro da competição. O foco todo é deixar a zona de rebaixamento.Se continuarmos, poderemos ter possibilidade de sair até a 10ª, 12ª rodada do segundo turno. Mas, pelos cálculos, não será antes, não. Continuamos trabalhando, os jogadores fazem tudo aquilo que temos imaginado e vêm correspondendo.— Felipão

Felipão, técnico do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Felipão, técnico do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O Grêmio é o 18º colocado, com 19 pontos, a três de São Paulo e Bahia, os dois primeiros fora da zona de rebaixamento. Os jogos atrasados com Flamengo e Atlético-MG, do primeiro turno, ainda não têm data para ocorrer.

Até a 29ª rodada, a sequência aponta: Flamengo, Athletico, Sport, Cuiabá, Santos, Fortaleza, Juventude, Atlético-GO e Palmeiras (veja a lista abaixo).

— Eles melhoraram minimamente, uns 30% a parte física. Têm sido exigidos. Os treinos são muito fortes, fazendo com que realmente adquiram condição maior. Isso estamos emparelhando no 50, 55% de aproveitamento. É muito bom. Podia ser melhor, mas quem vinha de dois pontos, chegando a 19. Ajuda um pouco a respirar. Vamos continuar e sairemos sim do rebaixamento a medida que continuarmos o trabalho sério em todos os sentidos — completou o treinador.

Grêmio até a 29ª rodada

  • 19/09 – 21ª rodada – Flamengo x Grêmio, no Maracanã
  • 26/09 – 22ª rodada – Athletico x Grêmio, na Arena da Baixada
  • 03/10 – 23ª rodada – Grêmio x Sport, na Arena
  • 06/10 – 24ª rodada – Grêmio x Cuiabá, na Arena
  • 10/10 – 25ª rodada – Santos x Grêmio, na Vila Belmiro
  • Sem data – 26ª rodada – Fortaleza x Grêmio, no Castelão
  • Sem data – 27ª rodada – Grêmio x Juventude, na Arena
  • Sem data – 28ª rodada – Atlético-GO x Grêmio, no Antônio Accioly
  • Sem data – 29ª rodada – Grêmio x Palmeiras, na Arena

O Grêmio terminou a segunda rodada do Campeonato Brasileiro, no dia 6 de junho, dentro do Z-4 e desde então não deixou mais as últimas posições da competição. O período completa 100 dias nesta terça-feira.

– Nós vamos juntos até o fim. Calma, porque não é de um dia para o outro. Temos adversários, situações que vamos passar dificuldade, mas vamos conseguir. Os jogadores vão conseguir aquilo que pretendemos. O trabalho é bom, a vontade dos atletas é muito boa. A direção está proporcionando tudo para a gente dar a volta por cima – ressaltou Felipão na noite de segunda, quando foi eternizado na calçada da fama da Arena.

O Tricolor encara o Flamengo na quarta-feira pela volta das quartas da Copa do Brasil. O treinador deve escalar uma equipe reserva, já que houve derrota por 4 a 0 na ida, na Arena. A partida está marcada para as 21h30, no Maracanã.



Veja também