
Renato Portaluppi cumpre à risca a cartilha já conhecida por ele próprio – como jogador e treinador – para preparar seus atletas para os primeiros 90 minutos que podem forjar o tricampeonato da América para o Grêmio,seu clube do coração. Ídolo máximo dos gremistas, o técnico é gestor de grupo de mão cheia e leva justamente seu elenco como trunfo para o jogo de ida da final da Libertadores, nesta quarta-feira, ás 21h45, na Arena, contra o Lanús.
Após sofrer em alguns momentos do ano devido a “nuvens negras” que trouxeram baixas ao plantel, o comandante conta com todos os seus principais jogadores à disposição para formar o time ideal no jogo encarado como o “último da vida” por Luan, Pedro geromel e companhia. O Tricolor iniciou a concentração nesta quarta-feira com 25 jogadores à disposição de Rento (confira a lista abaixo).
“Tem que encarar como o último jogo da vida. Vamos entrar com o nosso melhor, estar preparado e se entregar de corpo e alma. É fazer o máximo que pode. A chance de dar certo é muito maior” (Geromel).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2017/q/u/NyZIHETwKamtqlqU1x9w/38316740251-7a7d585b50-k.jpg)
Renato conta com todo o grupo do Grêmio à disposição para a final (Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio)
A plenitude do grupo com condições de atuar não chega a ser novidade nas fases decisivas da Libertadores. E trouxe resultado pra lá de expressivo. No jogo de ida da semifinal, Renato contou com todos os seus atletas à disposição. E o Grêmio aplicou 3 a 0 no Barcelona-EQU fora de casa. Na volta, Barrios foi ausência do time.
Contar com todos os seus atletas à disposição é motivo para Renato celebrar devido ao ano atribulado por lesões. A primeira nuvem negra a assolar a Arena se fez presente entre as duas partidas das quartas de final contra o Botafogo. O Tricolor queria usar os 30 dias de preparação para recuperar seus atletas e chegou a ter seis atletas como baixa ao mesmo tempo. A segunda ocorreu mais recentemente, com as ausências de Marcelo Grohe, Bruno Cortez e Edílson – todas solucionadas rapidamente.
O treinador já havia afirmado na última sexta-feira que os últimos dias de trabalho passam longe de servir para testar algo novo a ser implementado por sua equipe em um estágio tão avançado da temporada. Com o Grêmio “bem treinado”, o técnico trata de repassar os pontos fortes e fazer ajustes em alguns erros da mecânica de jogo do time para a decisão.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2017/11/20/37662556785_147b3ae1d5_o.jpg)
Renato Portaluppi apenas observa o treino do Grêmio nesta segunda-feira (Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio)
– É momento de ter tranquilidade. A gente vem de um ano com bastante trabalho, bastantes jogos. Está todo mundo bem preparado. Se passou o ano todo. Está todo mundo bem preparado tecnicamente. É momento de trabalhar o psicológico, de todo mundo estar tranquilo, mentalmente focado. O grupo está muito focado. É ter essa tranquilidade de poder fazer o seu melhor. E deixar tudo dentro do campo para a gente conquistar um bom resultado na quarta – ressalta Grohe.
As opções em abundância permitem a Renato Portaluppi se resguardar com algumas dúvidas para os primeiros 90 minutos da decisão – ao menos publicamente. No último fim de semana, o treinador optou por preservar Everton, Léo Moura e Michel, três reservas, da formação alternativa para encarar o Santos na Vila Belmiro. Ao lado de Cícero, o trio é opção recorrente de Renato Portaluppi para mexer em sua equipe no segundo tempo.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2017/11/20/img_1307.jpg)
Tranquilidade em família: Léo Moura levou os filhos Isabella e Lucca ao treino nesta segunda-feira (Foto: Eduardo Deconto)
O volante, aliás, era titular até passar por artroscopia no joelho esquerdo. E segue cotado até para iniciar a partida. Michel disputa vaga com Jailson no meio-campo. Everton, por sua vez, faz sombra a Fernandinho para atuar como extrema pela esquerda. A tendência, porém, é que ambos sejam reservas.
O provável Grêmio para a final tem: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Jailson (Michel), Arthur, Ramiro, Luan e Fernandinho (Everton); Lucas Barrios.
O técnico Renato Portaluppi comanda o último treino do Grêmio antes da decisão com portões fechados no estádio gremista na tarde desta terça-feira. Tricolor e Lanús se enfrentam a partir das 21h45 da quarta-feira, na Arena, no jogo de ida da final da Libertadores. A volta está marcada para o dia 29 de novembro, no La Fortaleza, em Lanús.
Os relacionados do Grêmio para a decisão:
- Goleiros: Bruno Grassi, Marcelo Grohe e Paulo Victor
- Laterais: Bruno Cortez, Edílson, Léo Moura e Leonardo
- Zagueiros: Bressan, Bruno Rodrigo, Kannemann, Pedro Geromel e Rafael Thyere
- Volantes: Arthur, Cristian, Jailson, Kaio, Michel e Ramiro
- Meias: Cícero
- Atacantes: Beto da Silva, Everton, Fernandinho, Jael, Luan e Lucas Barrios