Foto: Fernando Moreno/AGIF

O Grêmio perdeu para o Atlético-MG por 2 a 1 na noite de quarta-feira, no Mineirão, em jogo atrasado da 19ª rodada do Brasileirão. Assim, o Tricolor chegou a 16 derrotas na competição, seu maior número na era dos pontos corridos com 20 clubes, e terá de contrariar as probabilidades matemáticas para permanecer na Série A.

Conforme o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que calcula as chances dos times a cada rodada do Brasileirão, o Grêmio tem 85,8% de chance de ser rebaixado. Ao final da rodada anterior, o número era de 80,9%.

O site Infobola, do professor de matemática Tristão Garcia, aponta que a probabilidade de queda do Grêmio chegou a 83%. Antes, o valor apontado era de 77%.

O Tricolor segue com 26 pontos, na vice-lanterna, e a sete do Bahia, primeiro time fora do Z-4. O aproveitamento do time é de 31% e terá de ser praticamente dobrado nos 10 jogos restantes para evitar o descenso. O próximo jogo será o Gre-Nal, marcado para às 19h de sábado, no Beira-Rio.

Probabilidades de rebaixamento do Grêmio:

  • UFMG: 85,8%
  • InfoBola: 83%


Veja também