Foto: Pedro H. Tesch/AGIF

O Grêmio tentará derrubar a liminar concedida pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que proíbe a presença de seus torcedores em jogos como visitantes, como o clássico Gre-Nal do próximo sábado, e também a exigência de jogar na Arena com os portões fechados e sem a presença de público.

O pedido da Procuradoria foi aceito pelo presidente do STJD, Otávio Noronha, nesta quarta-feira em função da invasão dos torcedores ao gramado da Arena no último domingo, após a derrota por 3 a 1 o Palmeiras. Além da invasão, foram registrados atos de agressão e vandalismo.

De acordo com Nestor Hein, diretor jurídico do Grêmio, a primeira providencia adotada pelo clube é ingressar ainda nesta quarta-feira com um pedido de suspeição do presidente do STJD.

– Primeiro passo que vamos tomar é pedir a suspeição do presidente do STJD. Ele tem um processo criminal contra mim em Porto Alegre. Segundo a legislação do Código de Processo Civil, inimigo capital não pode despachar contra o outro – explicou Hein.

O Grêmio foi denunciado no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de invasão de campo, e também no artigo 211, por “deixar de manter o estádio com estrutura necessária para garantir segurança”. As penas previstas são multa de até R$ 100 mil e perda de até 10 mandos de campo.

Até o julgamento da denúncia, a decisão liminar impede que o Grêmio tenha torcida em jogos na Arena ou como visitante nas cidades que já liberaram a presença. Um outro ponto que o clube entende como relevante na questão é que já ocorreu a identificação de 22 invasores do gramado.

– Queremos uma reconsideração da liminar. Esperamos que este pedido seja julgado pelo vice-presidente do STJD – finalizou Hein.

Para o jogo desta quarta-feira contra o Atlético-MG, no Mineirão, a decisão do STJD não tem nenhum efeito prático, já que a Prefeitura de Belo Horizonte ainda não liberou a participação de torcida visitante no estádios da cidade. Mas, ao menos que liminar seja revertida, o Grêmio não poderá ter torcida visitante no Gre-Nal do próximo sábado, no Beira-Rio.



Veja também