Foto: Lucas Uebel

A primeira semana decisiva de 2018 para o Grêmio arranca com uma indicação clara do técnico Renato Gaúcho. O time para os jogos decisivos da Recopa, nesta quarta e na próxima semana, contra o Independiente, será baseado no que foi feito em 2017, com o Tri da América. Mas, 75 dias depois da conquista da Libertadores justamente na Argentina, palco do primeiro duelo com o Rojo, o Tricolor chega ainda sem soluções para as mudanças em relação ao ano passado.

A disputa da Recopa logo em fevereiro deixou pouco tempo para Renato construir convicções novas. As soluções encontradas para as saídas de quatro titulares do time campeão da América são, em sua maioria, caseiras – embora não definitivas. Das lacunas deixadas pelas saídas dos titulares EdílsonFernandinho e Barrios e a suspensão de Ramiro, apenas uma será preenchida por um dos reforços contratados: Alisson. As demais devem ficar com jogadores que já estavam no grupo em 2017.

Até o momento, o time testado por Renato tinha Madson na lateral. Mas ele sentiu um desconforto muscular no treino fechado de domingo e está fora da partida. Assim, o mais provável é que Léo Moura retorne para sua posição de origem, com a entrada de Alisson pelo lado direito, como ocorreu no segundo tempo da vitória sobre o Brasil de Pelotas, na última quarta-feira. Outra alternativa é Michel fazer dupla com Maicon, com Jailson aberto pelo lado direito.

– Tudo pode acontecer, o Grêmio é o campeão da Libertadores, encantou o Brasil jogando de uma forma. Procuramos não mudar a forma de jogar, mesmo perdendo um ou outro jogador. É o caso do Ramiro. Temos pouco tempo para ficar mexendo muito na equipe, são apenas dois jogos – comentou o técnico Renato Gaúcho, na última sexta.

A provável lista de inscritos do Grêmio

  • Goleiros: Marcelo Grohe, Paulo Victor e Bruno Grassi
  • Laterais: Léo Moura, Leonardo, Cortez e Marcelo Oliveira
  • Zagueiros: Geromel, Kannemann, Paulo Miranda e Bressan
  • Volantes: Maicon, Jailson, Michel, Kaio e Arthur
  • Meias: Cícero, Thaciano, Maicosuel e Lima
  • Atacantes: Luan, Everton, Jael, Alisson e Hernane

O treinador procurou simplificar ao máximo a reconstrução do time, já com uma base montada. A receita é a mesma utilizada em 2017, no início da temporada. Renato priorizou quem estava presente no time campeão da Copa do Brasil de 2016. Nomes como Léo Moura e Cortez, hoje titulares, esperaram sua chance para conquistar a posição. O mesmo ocorreu com Michel. A reconstrução do Grêmio para 2018 é pontual, mas passa pelo mesmo conceito.

Nesta segunda-feira, o Grêmio deve divulgar a lista de 25 inscritos na Recopa. Até porque já viaja no início da tarde para Buenos Aires, onde enfrenta o Independiente na quarta. Uma lista provável leva em consideração a confirmação da contratação de Hernane Brocador e a possibilidade de Madson ficar fora. Se o lateral tiver condições físicas, Leonardo, Lima, Maicosuel ou mesmo Hernane podem sobrar.



Veja também