No aguardo da confirmação de uma data para o retorno do Gauchão, provavelmente em julho, o Grêmio irá aguardar a virada do mês para analisar as finanças e definir se terá de entrar em novo acordo com os jogadores para possíveis cortes nos salários. Por enquanto, “todos os cenários” estão em observação, conforme o vice de futebol Paulo Luz.

O CEO Carlos Amodeo já havia detalhado os cenários desenhados pela direção para enfrentar a crise financeira durante a pandemia do novo coronavírus. O primeiro ciclo de estudo iniciou na metade de março, quando o futebol parou, e encerra no próximo dia 30. A segunda parte do plano entra em ação em 1º de julho.

– Estamos estabelecendo um plano que começa em 1º de julho e vai a 30 de setembro. Redimensionamos o orçamento e readequamos o fluxo de caixa. O importante é ter caixa para honrar os compromissos. Todos os cenários estão em exame. Teremos um cenário dia 30 se tivermos o Gauchão já arquitetado para reiniciar dia 15 de julho, um cenário se tivermos Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil já com apontamento que ali na frente teremos jogos – afirma Paulo Luz em entrevista ao Podcast do Grêmio (ouça acima).

Jogadores mantêm treinamentos físicos no CT Luiz Carvalho — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Jogadores mantêm treinamentos físicos no CT Luiz Carvalho — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Com queda no número de sócios e perda de receitas na casa dos R$ 30 milhões, o plano de contingência do Grêmio já negociou a postergação do pagamento dos direitos de imagem aos jogadores do período sem futebol para 2021. Até o momento, não houve cortes de salários, mas os próximos meses serão cruciais para o panorama, segundo Paulo Luz.

– Nesse momento, não existe nada, nenhuma tratativa. Mas o futuro a Deus pertence. Não sabemos o que vamos enfrentar. Temos expectativa de retomada do futebol e das competições em setembro. Se correr, temos um cenário. Se não ocorrer, aí não sabemos que atitudes teremos que tomar. Vamos avaliar no momento adequado – reforça o dirigente.

Os jogadores continuam a treinar no CT Luiz Carvalho repletos de cuidados para evitar ao máximo o contágio do coronavírus. Nesta semana, mais uma leva de exames para Covid-19 foi feita no elenco, e todos tiveram resultados negativos.



Veja também