
A primeira semana foi de treinos físicos. A segunda, de trabalhos técnicos e táticos. A terceira, que começa nesta segunda-feira, é para valer. O Grêmio enfrenta o Bahia, na quarta-feira, pela Copa do Brasil, e inicia uma sequência decisiva de sete jogos em 23 dias por três competições diferentes. Para suportar a maratona, Renato Gaúcho testou variações ao 4-2-3-1 consagrado por ele. O problema é que, enquanto apostava em Luan como “falso 9”, André, Felipe Vizeu e principalmente Jean Pyerre se destacavam entre os reservas.
Assim, o Grêmio entra na principal semana da temporada com indefinições, tanto no ataque e no meio-campo.
Qual o 9?
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2019/07/06/48207472176_554b5f4c7c_k.jpg)
Luan contra o Criciúma — Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG
Durante a semana, Renato passou a testar Luan como um falso 9, na função ao qual o Grêmio se sagrou campeão da Copa do Brasil. No entanto, foram os centroavantes de ofício que se destacaram com gols.
André, por exemplo, foi o artilheiro deste período de treinamentos com cinco gols. Felipe Vizeu marcou outros três. No entanto, o Grêmio acredita na qualidade de Luan para retomar titularidade.
— O Luan dispensa comentários — acrescenta Cortez — Quando ele está bem fisicamente, é muito importante para o nosso grupo. A comissão fica feliz com a volta dele. Nosso grupo está preparado e focado. Sabemos que este mês agora é de decisões, temos que estar prontos. Agora é só mata-mata. O professor (Renato) está aproveitando o máximo para trabalhar forte e será aquele Grêmio que os nossos torcedores gostam e nós também.
E no meio-campo?
À espera de Everton, no grupo da Seleção, é Pepê quem tem atuado pelo lado esquerdo. Se o Cebolinha se reapresentar na segunda-feira em boas condições, obviamente, terá lugar garantido no time.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2019/m/a/4p3FnnQXSXsIDMozdgOw/48173701721-77fa83ac50-k.jpg)
Jean Pyerre, do Grêmio, foi destaque mesmo reserva contra o São José — Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Do lado direito, Alisson parece ter conquistado a titularidade. Outra possibilidade, menos trabalhada, mas que não pode ser descartada, é a inversão de Alisson para a esquerda e a promoção de um novo meia-direita. Com a saída de Montoya, que não deu certo na função, Thaciano e até mesmo Galhardo surgem como alternativas.
— O Renato vem fazendo uns testes nesses dias. São jogadores de muita qualidade. O Jean também é um craque. Nos ajudou muito no Brasileirão. Vamos ver o que ele vai fazendo com a volta dos outros, do Luan. Ao jogadores com quem é fácil jogar, que têm qualidade. Que possamos encaixar o mais rápido possível e fazermos grandes jogos — disse Alisson, durante a semana.
Embora também possa atuar pelo lado direito, Diego Tardelli tem sido utilizado como meia-central. Neste caso, Jean Pyerre perde espaço no time. Foi justamente o garoto, no entanto, o grande responsável pelas últimas vitórias gremistas no Brasileirão, com direito a um gol de falta e uma assistência para Pepê.
Luan, é claro, também briga pela posição de armador central. Foi nessa função que se consagrou Rei da América em 2017, mas que teve queda de desempenho nesta temporada.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2019/C/E/ogDyseTvOM4zojAtQ49Q/campinho.png)
Grêmio com dúvidas para encarar o Bahia — Foto: Arte / GloboEsporte.com
Como foram os jogos-treinos?
- Derrota para o São José

Grêmio perde de 4 a 1 para o São José em jogo-treino
No jogo-treino de segunda-feira, diante do São José, Renato testou pela primeira vez a formação com Diego Tardelli e Luan se alternando nas funções de armação e finalização. Alisson foi o extrema-direita, com Pepê na esquerda, no lugar de Everton.
Em alguns instantes, como em um chute de Alisson na trave, parecia que o sistema daria certo. Porém, um erro de passe de Tardelli no último minuto ofereceu o contra-ataque ao Zeca, que fez 1 a 0 com Maradona.
Grêmio com o “falso 9”: Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Kannemann (David Braz) e Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Alisson, Tardelli e Everton (Pepê); Luan.
Para a etapa final, Renato trocou todas as 11 peças. O time ficou desfigurado, com Galhardo na zaga, por exemplo, e apenas Darlan como volante. O resultado foram mais três gols e a derrota por 4 a 1. O lado positivo foi que, entre os reservas, Jean Pyerre se destacou e encontrou André para fazer o gol de honra.
- Vitória contra o Criciúma
No amistoso contra o Criciúma, na sexta-feira, o Tricolor repetiu a fraca atuação na primeira etapa e teve apenas duas oportunidades, com Pepê e Alisson. Renato tirou Maicon no intervalo, fixou Rômulo à frente da área e cobrou intensidade dos atacantes.
Alisson retribuiu com um gol com a perna canhota. Sandro empatou, de cabeça, mas André, que havia entrado no decorrer do segundo tempo, aproveitou um rebote e selou a vitória.
Grêmio no 4-2-3-1 convencional: Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Kannemann (David Braz) e Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Alisson, Jean Pyerre e Everton (Pepê); Felipe Vizeu (André).
- Goleada contra o Sindicato dos Atletas
No último teste para valer antes da retomada da temporada os reservas do Gremio golearam a equipe do Sindicato dos Atletas por 7 a 0. André marcou três gols, Vizeu fez outros três, e Rodrigues fechou a goleada.
Renato começou a partida no 4-4-2 com Julio César; Léo Moura, Rodrigues, David Braz e Juninho Capixaba; Rômulo, Darlan, Galhardo e Jean Pyerre; André e Vizeu.
O plantel gremista terá folga até a tarde de segunda-feira, quando se reapresenta e inicia a concentração para a partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Neste domingo, os jogadores estão liberados para torcer por Everton e pela seleção brasileira na final da Copa América. O clube ainda irá combinar com o jogador se ele estará apto a reforçar o Grêmio contra o Bahia, na quarta-feira, às 19h15.