Grêmio abre semana decisiva com indefinição no ataque e dúvidas no meio campo

Renato testou o time com "falso 9", mas classe de Jean Pyerre e eficiência de André e Vizeu podem mudar a estratégia do treinador para o jogo contra o Bahia pela Copa do Brasil

7 de julho de 2019 - Às 12:14
Lucas Uebel / Grêmio, DVG

A primeira semana foi de treinos físicos. A segunda, de trabalhos técnicos e táticos. A terceira, que começa nesta segunda-feira, é para valer. O Grêmio enfrenta o Bahia, na quarta-feira, pela Copa do Brasil, e inicia uma sequência decisiva de sete jogos em 23 dias por três competições diferentes. Para suportar a maratona, Renato Gaúcho testou variações ao 4-2-3-1 consagrado por ele. O problema é que, enquanto apostava em Luan como “falso 9”, André, Felipe Vizeu e principalmente Jean Pyerre se destacavam entre os reservas.

Assim, o Grêmio entra na principal semana da temporada com indefinições, tanto no ataque e no meio-campo. 

Qual o 9?

Luan contra o Criciúma — Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG

Luan contra o Criciúma — Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG

Durante a semana, Renato passou a testar Luan como um falso 9, na função ao qual o Grêmio se sagrou campeão da Copa do Brasil. No entanto, foram os centroavantes de ofício que se destacaram com gols.

André, por exemplo, foi o artilheiro deste período de treinamentos com cinco gols. Felipe Vizeu marcou outros três. No entanto, o Grêmio acredita na qualidade de Luan para retomar titularidade.

— O Luan dispensa comentários — acrescenta Cortez — Quando ele está bem fisicamente, é muito importante para o nosso grupo. A comissão fica feliz com a volta dele. Nosso grupo está preparado e focado. Sabemos que este mês agora é de decisões, temos que estar prontos. Agora é só mata-mata. O professor (Renato) está aproveitando o máximo para trabalhar forte e será aquele Grêmio que os nossos torcedores gostam e nós também.

E no meio-campo?

À espera de Everton, no grupo da Seleção, é Pepê quem tem atuado pelo lado esquerdo. Se o Cebolinha se reapresentar na segunda-feira em boas condições, obviamente, terá lugar garantido no time.

Jean Pyerre, do Grêmio, foi destaque mesmo reserva contra o São José — Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jean Pyerre, do Grêmio, foi destaque mesmo reserva contra o São José — Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Do lado direito, Alisson parece ter conquistado a titularidade. Outra possibilidade, menos trabalhada, mas que não pode ser descartada, é a inversão de Alisson para a esquerda e a promoção de um novo meia-direita. Com a saída de Montoya, que não deu certo na função, Thaciano e até mesmo Galhardo surgem como alternativas.

— O Renato vem fazendo uns testes nesses dias. São jogadores de muita qualidade. O Jean também é um craque. Nos ajudou muito no Brasileirão. Vamos ver o que ele vai fazendo com a volta dos outros, do Luan. Ao jogadores com quem é fácil jogar, que têm qualidade. Que possamos encaixar o mais rápido possível e fazermos grandes jogos — disse Alisson, durante a semana.

Embora também possa atuar pelo lado direito, Diego Tardelli tem sido utilizado como meia-central. Neste caso, Jean Pyerre perde espaço no time. Foi justamente o garoto, no entanto, o grande responsável pelas últimas vitórias gremistas no Brasileirão, com direito a um gol de falta e uma assistência para Pepê.

Luan, é claro, também briga pela posição de armador central. Foi nessa função que se consagrou Rei da América em 2017, mas que teve queda de desempenho nesta temporada.

Grêmio com dúvidas para encarar o Bahia  — Foto: Arte / GloboEsporte.com

Grêmio com dúvidas para encarar o Bahia — Foto: Arte / GloboEsporte.com

Como foram os jogos-treinos?

  • Derrota para o São José
 
Grêmio perde de 4 a 1 para o São José em jogo-treino

Grêmio perde de 4 a 1 para o São José em jogo-treino

No jogo-treino de segunda-feira, diante do São José, Renato testou pela primeira vez a formação com Diego Tardelli e Luan se alternando nas funções de armação e finalização. Alisson foi o extrema-direita, com Pepê na esquerda, no lugar de Everton.

Em alguns instantes, como em um chute de Alisson na trave, parecia que o sistema daria certo. Porém, um erro de passe de Tardelli no último minuto ofereceu o contra-ataque ao Zeca, que fez 1 a 0 com Maradona.

Grêmio com o “falso 9”: Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Kannemann (David Braz) e Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Alisson, Tardelli e Everton (Pepê); Luan.

Para a etapa final, Renato trocou todas as 11 peças. O time ficou desfigurado, com Galhardo na zaga, por exemplo, e apenas Darlan como volante. O resultado foram mais três gols e a derrota por 4 a 1. O lado positivo foi que, entre os reservas, Jean Pyerre se destacou e encontrou André para fazer o gol de honra.

  • Vitória contra o Criciúma
 

No amistoso contra o Criciúma, na sexta-feira, o Tricolor repetiu a fraca atuação na primeira etapa e teve apenas duas oportunidades, com Pepê e Alisson. Renato tirou Maicon no intervalo, fixou Rômulo à frente da área e cobrou intensidade dos atacantes.

Alisson retribuiu com um gol com a perna canhota. Sandro empatou, de cabeça, mas André, que havia entrado no decorrer do segundo tempo, aproveitou um rebote e selou a vitória.

Grêmio no 4-2-3-1 convencional: Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Kannemann (David Braz) e Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Alisson, Jean Pyerre e Everton (Pepê); Felipe Vizeu (André).
  • Goleada contra o Sindicato dos Atletas

No último teste para valer antes da retomada da temporada os reservas do Gremio golearam a equipe do Sindicato dos Atletas por 7 a 0. André marcou três gols, Vizeu fez outros três, e Rodrigues fechou a goleada.

Renato começou a partida no 4-4-2 com Julio César; Léo Moura, Rodrigues, David Braz e Juninho Capixaba; Rômulo, Darlan, Galhardo e Jean Pyerre; André e Vizeu.

O plantel gremista terá folga até a tarde de segunda-feira, quando se reapresenta e inicia a concentração para a partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Neste domingo, os jogadores estão liberados para torcer por Everton e pela seleção brasileira na final da Copa América. O clube ainda irá combinar com o jogador se ele estará apto a reforçar o Grêmio contra o Bahia, na quarta-feira, às 19h15.

 


Veja também