Foto: Eduardo Moura

O Campeonato Gaúcho começa nesta quarta-feira para São Luiz e Grêmio, a partir das 21h45, no Estádio 19 de Outubro, em Ijuí. O duelo marca para muitos a primeira oportunidade de vestir a camisa tricolor em uma competição oficial. Com uma equipe repleta de jovens, o time treinado por César Bueno inicia mais uma vez a tentativa de reconquista do Rio Grande do Sul. O título estadual está afastado da Arena desde 2010.

Além da “gurizada” do time de transição, Bueno contará com dois reforços para o jogo: o zagueiro Paulo Miranda e o meia Thaciano. Ambos viajaram e tiveram os nomes publicados no Boletim Informativo Diário da CBF ainda na terça-feira. Logo, estão regularizados e aptos a sustentar uma equipe com muitos estreantes.

A rotina gremista na pré-temporada reservou alguns treinos fechados. Por isso, a escalação mais provável tem: Bruno Grassi; Anderson (Leonardo), Paulo Miranda, Mendonça e Guilherme Guedes; Balbino, Ancheta, Jean Pyerre, Lima e Pepê; Lucas Poletto. Nesta projeção, são seis estreias, entre elas a de Paulo Miranda. Dependendo da escolha de Bueno, Thaciano também pode fazer seu primeiro jogo.

– Todo mundo vem crescendo e trabalhando forte para receber a oportunidade, é a hora de agarrar e manter a tranquilidade – aponta o lateral Guilherme Guedes, um dos estreantes gremistas.

O Grêmio não consegue o título do Campeonato Gaúcho desde 2010, quando buscou a taça sob o comando de Silas. Apesar de ter outras competições na frente e uma equipe de garotos, existe a meta de voltar a vencer o estadual – são 36 títulos gaúchos conquistados. Mesmo que a equipe esteja repleta de jovens, Guedes não prevê dificuldades além daquelas já enfrentadas na base.

– A gente tem uma experiência também. Mas dentro de campo não tem ninguém diferente de ninguém, todo mundo é igual. Eu não vejo dificuldade, porque os profissionais aqui do clube passam muita tranquilidade para nós, sempre procurando ajudar. Eu sou tranquilo, pessoal também. Responsabilidade sempre tem, a gente tem que assumir – completou.

O São Luiz voltou da Divisão de Acesso como campeão e inicia sua jornada novamente na elite gaúcha nesta quarta-feira. Paulo Henrique Marques segue no comando do clube com o objetivo de mantê-lo na primeira divisão para a próxima temporada. O 19 de Outubro também vai estrear o novo gramado, reformado para a disputa do Gauchão.



Veja também