Grêmio abre disputa com Palmeiras invicto e só com um gol sofrido em mata-matas no ano

Tricolor disputa 13 partidas eliminatórias em 2019, com 7 vitórias, 6 empates e 21 gols marcados

20 de agosto de 2019 - Às 12:09
Vinícius Costa/BP Filmes

A certamente fria noite desta terça-feira reservará mais um daqueles momentos memoráveis para a torcida do Grêmio. É sempre importante vivenciar aquele frio na barriga que apenas partidas eliminatórias trazem para o torcedor. É o caso do duelo com o Palmeiras, pelas quartas de final de Libertadores, na noite desta terça-feira, na Arena. O nervosismo pode virar confiança se os gremistas analisarem os números: nos mata-matas de 2019, o Tricolor tem apenas um gol sofrido.

Determinante se pensarmos que a prioridade é não levar gol na Arena, conforme revelado pelo centroavante André. Entre Gauchão, Copa do Brasil e Libertadores, o Grêmio não tem eliminação na temporada, conquistou o título do estadual em cima do maior rival nos pênaltis e está invicto quando o assunto é mata-mata. São treze partidas disputadas neste formato de competição, com sete vitórias e seis empates, um gol sofrido e 21 gols marcados.

– Temos que entrar focados e jogar fisicamente. Temos que estar no limite físico. E também tecnicamente. Hoje em dia tem que jogar desse jeito. Quem joga em nível abaixo, dá brecha. E não podemos dar brecha. Vamos assim para continuar com os bons números. Às vezes não sou amigo dos números, mas trabalhar para continuar assim – apontou o zagueiro Kannemann.

Grêmio-2019 em mata-mata

  • 13 jogos
  • 21 gols
  • 1 gol sofrido
  • Um título e seis classificações
  • 7 vitórias e 6 empates

Pelas oitavas de final da Libertadores, o Tricolor venceu o Libertad por 2 a 0 na Arena, com um a menos, e 3 a 0 no Paraguai. Na Copa do Brasil, saiu na frente do Athletico na semi com 2 a 0 no placar na Arena. Antes, nas quartas, passou do Bahia com 1 a 0 em Salvador e 1 a 1 em Porto Alegre. Na fase anterior, bateu o Juventude por 3 a 0 em casa após empatar em 0 a 0 no Alfredo Jaconi.

No Estadual, o Grêmio teve dois empates em 0 a 0 com o Inter na final e foi campeão nos pênaltis. Na semi, havia batido o São Luiz por 3 a 0, na Arena, e empatado em 0 a 0 no duelo em Ijuí. E finalmente, nas quartas, um empate em 0 a 0 após vencer o Juventude por 6 a 0 no Jaconi.

Jogos de mata-mata na temporada

Jogo Competição Local
Grêmio 2×0 Athletico Semifinal – Copa do Brasil Arena do Grêmio
Libertad 0x3 Grêmio Oitavas de final – Libertadores Defensores del Chaco
Grêmio 2×0 Libertad Oitavas de final – Libertadores Arena do Grêmio
Bahia 0x1 Grêmio Quartas de final – Copa do Brasil Fonte Nova
Grêmio 1×1 Grêmio Quartas de final – Copa do Brasil Arena do Grêmio
Grêmio 3×0 Juventude Oitavas de final – Copa do Brasil Arena do Grêmio
Juventude 0x0 Grêmio Oitavas de final – Copa do Brasil Alfredo Jaconi
Grêmio 0 (5)x(4) 0 Inter Final – Gauchão Arena do Grêmio
Inter 0x0 Grêmio Final – Gauchão Beira-Rio
Grêmio 3×0 São Luiz Semifinal – Gauchão Arena do Grêmio
São Luiz 0x0 Grêmio Semifinal – Gauchão 19 de Outubro
Grêmio 0x0 Juventude Quartas de final – Gauchão Arena do Grêmio
Juventude 6×0 Grêmio Quartas de final – Gauchão Alfredo Jaconi
Renato talhou o grupo para disputa de mata-mata — Foto: Eduardo Moura

Renato talhou o grupo para disputa de mata-mata — Foto: Eduardo Moura

A invencibilidade no ano aparece como uma maneira de mostrar a efetividade da equipe montada por Renato Gaúcho neste tipo de jogo. O técnico esteve no comando nas conquistas de Libertadores, em 2017, e Copa do Brasil, em 2018, e talha seu elenco para os momentos de decisão. Repete orientações detalhistas especialmente sobre concentração e postura.

– Aqui em Porto Alegre, o time que a gente tenha pela frente, se ganhar o primeiro e não tomar gol, seria fantástico. Mas são jogos de 180 minutos, temos que levar o menor problema para São Paulo. Tentar ganhar nosso jogo, fazer o que a gente sempre faz e depois vemos o que acontece. São os primeiros 90 minutos e temos que tentar converter gols e não tomar. E levar alguma vantagem para lá. Não vai ser fácil, mas vamos tentar – completou Kannemann.

Depois do empate entre as duas equipes no sábado, pelo Brasileiro, o Grêmio volta a receber o Palmeiras na Arena, mas agora com sua equipe titular. O jogo de volta ocorre na próxima terça, no Pacaembu.



Veja também