
Após aplicar 4 a 0 no jogo de ida, na Arena, e colocar a mão na taça ao construir uma vantagem de peso sobre o Brasil de Pelotas, o Grêmio se vê a 90 minutos do título do Gauchão após oito anos. Mas o panorama para lá de favorável passa longe do planejamento de Pedro Geromel para o duelo da volta, no domingo, às 16h, no Bento Freitas. E muito em função da “rotina ganhadora” com que o Tricolor convive nos últimos anos, sob o comando de Renato Portaluppi.
Um dos responsáveis por erguer as taças conquistadas pelo elenco, ao lado do capitão Maicon, o zagueiro alerta seus companheiro para manter os pés no chão e combater qualquer possibilidade de comodismo em Pelotas. E o defensor o faz olhando para si próprio, com foco em seguir com a seriedade habitual como exemplo de postura para o duelo.
– Mais do que nunca, vou tentar ser o mais sério possível para servir de exemplo aos jogadores para que a gente consiga com seriedade conquistar o título, de importância muito grande. A gente pode conquistar esse título graças ao grupo de profissionais, de jogadores e personalidades muito boas. Todo mundo se cobra. Entramos numa rotina ganhadora. Todo mundo quer sempre ganhar. Já estou vivenciando essa situação de não ganhar esse título há muitos anos – afirma o defensor, na entrevista coletiva desta sexta-feira.
Em sua fala, o zagueiro cita o histórico do elenco desde 2016 como trunfo para manter o espírito competitivo dentro de campo e evitar algum relaxamento antes de a bola rolar. Em especial, pelo jejum de títulos estaduais, que perdura desde 2010.
– Nosso grupo já é experiente suficiente para ter pés no chão. Vamos fazer de tudo para não se acomodar. Estamos numa fase muito boa. A gente não se acomodou em nenhum momento. Muito pelo contrário. Renato tem mérito nesse quesito de cobrar o grupo, exigir o melhor nosso. É grupo profissional que vem mostrando diariamente uma concorrência muito grande. A final é muito importante. Estamos desde 2010 sem conquistar. Sabemos da importância do título para o povo gaúcho. Vamos fazer de tudo para conquistar – ressalta.
O Grêmio faz um último treino em Porto Alegre na manhã deste sábado e viaja rumo a Pelotas à tarde. Tricolor e Brasil de Pelotas se enfrentam às 16h do domingo, no Bento Freitas, pelo jogo da volta da final do Gauchão. Após aplicar 4 a 0 no duelo de ida, a equipe de Renato Portaluppi pode até perder por três gols de diferença que ainda garante o título estadual.