Foto: Eduardo Deconto

O Grêmio abriu a semana de preparação para a decisão com o Botafogo pelas quartas de final da Libertadores com boas novas capazes de dissipar os efeitos negativos da derrota por 1 a 0 para a Chapecoense, no último domingo. Nesta segunda-feira, Pedro Geromel e Luan apareceram no gramado para dois trabalhos distintos no CT Luiz Carvalho e avançam na recuperação para estar em campo na próxima quarta-feira, às 21h45, na Arena, no duelo da volta contra o rival carioca.

Além dos dois, Edílson, que se recupera de uma pancada na região lombar, treinou normalmente e está praticamente garantido na partida. Da dupla, porém, o zagueiro é quem apresenta um quadro melhor de recuperação. Geromel fez a primeira atividade com bola desde a partida no Nilton Santos, ao treinar como curinga na atividade em campo reduzido. O defensor se movimentou sem aparentar resquícios da lesão muscular. Marcelo Oliveira foi outro que fez trabalho semelhante.

Luan, por sua vez, apenas correu ao redor do gramado, durante cerca de 45 minutos – é a primeira vez que ele aparece em campo desde o problema muscular. O atacante chegou a conduzir a bola em uma das voltas nos dois campos do CT – em uma atividade semelhante à praticada por Douglas. O camisa 7 atraiu todos os olhares de Renato Portaluppi, do fisioterapeuta Henrique Valente, do médico Felipe do Canto, do preparador físico Rogério Dias e até do executivo André Zanotta.

O quarteto chegou a se reunir com o jogador no centro do gramado antes de Luan rumar aos vestiários. Nesta segunda-feira, os titulares na derrota para a Chape realizaram apenas trabalhos regenerativos.

Em recuperação de problemas musculares, a dupla cumpre uma rotina de tratamento intensivo em ao menos dois turnos para tentar ficar à disposição para o duelo decisivo. Entre fisioterapia e exercícios de manutenção física, o camisa 7 e o zagueiro foram reavaliados na tarde desta segunda-feira.

Luan manifestou o problema em 7 de setembro, após retornar da Seleção e acabou fora das últimas três partidas, inclusive do jogo da ida, no Nilton Santos. Geromel, por sua vez, acusou a lesão muscular no primeiro duelo da semifinal da Copa do Brasil, contra o Cruzeiro, na Arena. O defensor até retomou os treinamentos antes de enfrentar o Botafogo no Rio de Janeiro, mas foi baixa ao retroceder na recuperação.

Após a atividade, o Grêmio inicia o período de concentração e faz um último treino antes da partida na terça-feira. Tricolor e Botafogo se enfrentam a partir das 21h45 desta quarta, na Arena, no jogo de volta das quartas de final da Libertadores. Na ida, as duas equipes empataram sem gols no Estádio Nilton Santos. Para avançar à semifinal, os gremistas precisam vencer a decisão, ao passo que os cariocas jogam por um empate com gols. Um novo 0 a 0 leva aos pênaltis.



Veja também