
Na semana em que o Grêmio celebra seus 116 anos, completados no último domingo, nada mais justo que homenagear aqueles que ajudaram a escrever a história do clube. Na tarde desta terça-feira, na Arena, o Tricolor homenageou o zagueiro Pedro Geromel e o ex-ponta-esquerda Loivo, com os ateltas deixando suas pegadas na calçada da fama.
Com presença de dirigentes, conselheiros e torcedores, a dupla deixou suas marcas no cimento por volta das 19h. Geromel chegou a receber um livro de presente de um pequeno torcedor antes do evento. O zagueiro demonstrou “gratidão” pela lembrança que fica na história do Tricolor.
– É um momento inenarrável, inexplicável poder ser homenageado na calçada da fama de um grande clube como o Grêmio. Única palavra que expressa isso é gratidão. Tenho a sorte de ainda ser atleta profissional, estar jogando. Vou tentar dar sempre o meu melhor diariamente para levar o Grêmio ao mais alto nível, como tem sido nos últimos anos. Esse momento vai ficar marcado para sempre na minha vida, por isso fiz questão de trazer meus filhos – afirmou.
Hoje com 74 anos, Loivo atuou pelo Grêmio entre 1967 e 1977. Em 427 partidas, marcou 77 gols. É o oitavo jogador com mais jogos pelo time gaúcho. Em sua fala, deixou claro o fato de ser torcedor tricolor. Ouviu do presidente Romildo Bolzan Júnior que representou a “inconformidade em aceitar uma derrota”.
– É um dia que eu nunca vou esquecer, principalmente por estar ao lado do Geromel. Obrigado aos conselheiros do Grêmio que aprovaram o meu nome para esta homenagem. Sou gremista desde pequeno e honrei essa camisa por 10 anos. Se eu pudesse dar a vida pelo Grêmio, eu daria – emocionou-se o ex-jogador.
As placas ficarão expostas de forma permanente na Arena. Somando as duas homenagens deste ano, o Grêmio – primeiro clube do Brasil a ter uma calçada da fama – chega a 46 atletas eternizados. Confira abaixo a lista dos homenageados em ordem cronológica:
1996
- Patrono Fernando Kroeff
- Adílson
- Airton “Pavilhão”
- Alcindo
- Ancheta
- André Catimba
- Baltazar
- De León
- Edinho
- Yura
- Jardel
- João Severiano
- Juarez
- Leão
- Mazaropi
- Oberdan
- Ortunho
- Oswaldo Rolla
- Pingo
- Renato Portaluppi
1999
- Ênio Rodrigues
- Milton Kuelle
2001
- Marino
- Mauro Galvão
- Valdir Espinosa
- Zinho
2003
- Altemir
- Áureo
- Sérgio Moacir Torres Nunes
- Tarciso
2005
- Calvet
- China
- Dinho
2007
- Luís Eduardo
- Sandro Goiano
- Valdo
2009
- Cesar
- Danrlei
2011
- Émerson
- Dr. Hélio Dourado
- Roger
2017
- Paulo Nunes
- Luís Carlos Goiano
- Maicon
2019
- Geromel
- Loivo