Foto: Eduardo Moura

O temor do treino de quarta-feira se tornou em nada mais que um susto, ao menos por enquanto. A possibilidade de Bruno Alves ser desfalque no confronto de domingo contra o Cruzeiro, pela 6ª rodada da Série B, significaria uma novidade para o Grêmio. Até agora, o zagueiro e o capitão Pedro Geromel atuaram juntos em todos os minutos da competição.

A pancada no tornozelo direito na tarde de quarta fez Bruno Alves deixar o gramado do CT Luiz Carvalho mais cedo. Depois de fazer tratamento no vestiário, o zagueiro conseguiu deixar o complexo sem mancar e vai conceder entrevista na tarde desta quinta. Portanto, não deve ser problema para o fim de semana.

Bruno Alves atuou em todas as partidas disputadas pelo elenco principal do Grêmio em 2022. São 19, 16 delas consecutivas sem ser substituído. Somente contra o Aimoré, no Gauchão, ficou fora da escalação inicial, mas entrou no intervalo após expulsão do jovem Gustavo Marins.

Em 17 destes jogos, o defensor esteve ao lado de Geromel. A dupla de zaga, Villasanti e Brenno são os únicos a atuar em todos os minutos da Série B sem deixar o campo. Ajuda a explicar a solidez defensiva da equipe, melhor defesa da Série B junto de Bahia e Sport, todos com dois gols sofridos.

Geromel e Bruno Alves na zaga

  • 17 jogos
  • 10 vitórias
  • 3 empates
  • 4 derrotas
  • 64,7% de aproveitamento
  • 11 gols sofridos

Os defensores afinam uma parceria que iniciou neste ano com a contratação de Alves. Desde a chegada de Roger ao comando do Grêmio, são 14 compromissos e nove gols sofridos no período.

– O nosso jogo parte de um movimento que fizemos de equilibrar defensivamente. Fazer os atletas compreenderem os movimentos, permitir que os zagueiros possam estar dentro da área quando o adversários forem pesar a área para o cruzamento. Que os nossos zagueiros marquem andando para frente, não correndo para trás – apontou Roger após a vitória sobre o Operário, na 4ª rodada.

(Bem) Menos preocupação

O elenco tinha uma dificuldade de peças para a posição, já que Kannemann se recupera de cirurgia e Rodrigues chegou a atuar como lateral em 2022. Mas a sequência também serviu para os dois ganharem ritmo juntos.

O Grêmio está sem sofrer gols há dois jogos, a melhor sequência de 2022. A dupla vai tentar melhorar este número contra o Cruzeiro, no Independência, no domingo.

A quinta-feira será para confirmar a situação de Bruno Alves. Sem maiores problemas no tornozelo direito, ele repetirá mais uma vez na Série B a dupla com Geromel para manter a segurança ao gol de Brenno.

Caso vença em Minas Gerais, o Grêmio pode desbancar o Bahia da liderança, desde que imponha uma diferença de quatro gols. O Tricolor de Aço soma 13 pontos em seis jogos. Os gaúchos e o próprio Cruzeiro aparecem logo atrás na tabela, com 10 cada.

Mesmo que não passe o time baiano, o Grêmio seguirá colado ao primeiro posto em caso de resultado positivo. O duelo no Independência está marcado para as 16h de domingo.



Veja também